Politica

Assinaturas, música e missa pelo Ficha Limpa

Entidades que defendem veto a candidatos com condenações na Justiça convocam a população para manifestações. Ideia é pressionar parlamentares

postado em 01/05/2010 07:00
Pela praia, parques, praças, igrejas e em frente ao Congresso, a sociedade promete pressionar os deputados a comparecerem à sessão de terça-feira e aprovar o pedido de urgência que garante fôlego para o projeto Ficha Limpa vigorar nas eleições deste ano. Entidades organizam protestos em várias cidades amanhã para lembrar aos eleitores de cobrar dos parlamentares a responsabilidade de respeitar a proposta de iniciativa popular que veta a candidatura de políticos com histórico criminal.

A cobrança da população pela aprovação do projeto já tem hino (veja ao lado), composto por Nelson Motta com arranjo do produtor musical Liminha. A música vai embalar o protesto na manhã de amanhã, no Posto 9, em Ipanema, no Rio. Em São Paulo, o parque do Ibirapuera será o palco dos protestos. Os organizadores farão caminhada pela manhã e recolherão assinaturas adicionais para entregar ao Congresso e reafirmar o desejo da população de não ver candidatos sob suspeita concorrendo a cargos eletivos. ;Estamos fazendo manifestações para que os deputados saibam que os estados estão atentos. Escolhemos o parque do Ibirapuera, que tem bom movimento no domingo;, informa o coordenador da manifestação em São Paulo, o advogado Luciano Santos.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral reuniu 1,6 milhão de assinaturas, ou 1% de todo o eleitorado, para viabilizar a criação do projeto de lei. A sociedade organizada encampou, agora, a campanha para evitar o engavetamento da proposta no Congresso. O barulho que os cidadãos prometem fazer pelas ruas e pela internet tem o objetivo de demonstrar aos parlamentares que os eleitores não vão aceitar manobras para derrubar o projeto e que qualquer tentativa de boicote na terça-feira será punida com represália nas urnas.

A igreja também entrou na guerra. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tentará mobilizar os párocos para informar os fiéis, na missa de domingo, sobre a importância da aprovação do projeto. Os protestos de diferentes segmentos transformaram o projeto em uma plataforma apartidária. No Rio de Janeiro, os organizadores vão contar com a participação de atletas e artistas para atrair a atenção dos eleitores para o protesto, na Zona Sul, segundo o coordenador da manifestação, o advogado Marcelo Queiroz. ;Esperamos a participação de artistas, de atletas e de políticos. A cantora Fernanda Abreu já mandou e-mail convocando o movimento funk. Nós vamos de Ipanema ao Leblon cantando o hino do Ficha Limpa`.

Emendas
Além de modificarem a proposta original do Ficha Limpa, com emenda que permite registro de candidatura ;ficha-suja;, se o político alcançar liminar na Justiça, os deputados contrários ao projeto já executaram manobras para adiar em duas semanas a análise da proposta. Em meados de abril, líderes do governo não concordaram em assinar urgência e mandaram a proposta para a Comissão de Constituição e Justiça. Terça-feira, na CCJ, cinco deputados pediram vista, mas o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), convenceu os governistas que antes rejeitaram a urgência a apoiarem o pedido.

Se o plenário da Câmara não contar com pelo menos 257 deputados na terça, o pedido de urgência não poderá ser votado. Aprovada a urgência, a Casa poderá convocar sessão extraordinária na terça ou votar o projeto na quarta. Depois, o Ficha Limpa será encaminhado ao Senado. A proposta só valerá este ano se o presidente Lula sancionar o texto até 6 de junho. No dia previsto para a votação da urgência na Câmara, um grupo de teatro de rua vai fazer apresentação com vassouras e baldes para simular a limpeza do Congresso.

; Agenda
Calendário de manifestações


Belém (PA)
Amanhã. Concentração em frente ao Teatro da Paz, na Praça da República, a partir das 8h30

Rio de Janeiro (RJ)
Amanhã. Mobilização na Praia de Ipanema, a partir das 9h30.

São Paulo (SP)
Amanhã. Caminhada no parque do Ibirapuera e recolhimento de assinaturas.

Ribeirão Bonito (SP)
Hoje e amanhã
Estacionamento da Amarribo Plantio de árvores na Rua São Paulo, coleta de assinaturas, Faixa Ficha limpa

Águas da Prata (SP)
Amanhã, das 10h às 18h. Música, plantio de árvores, coleta de assinaturas e exposição de cartazes.

Brasília (DF)
Terça-feira, a partir das 16h.
Grupo de teatro de rua fará limpeza simbólica do Congresso.

Hino do Ficha Limpa (ao ritmo de Cidade Maravilhosa)

É hora
de por pra fora
nossa opinião
bandido é pra cadeia
não é pro Congresso não
(bis)

Ficha no lixo
se lixa pra nós
suja a democracia
rouba do povo e
compra eleição
pra não ir para
a prisão-ão-ão

É hora
de por pra fora
nossa opinião
bandido é pra cadeia
não é pro Congresso não

Letra: Nelson Motta
Arranjo: Liminha

Interatividade

Mande sua opinião sobre a matéria para o email leitor.df@dabr.com ou pelo campo dos comentários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação