Politica

Estratégia vencedora de Barack Obama de investir em sites como o Twitter é espelho para os presidenciáveis brasileiros

postado em 03/05/2010 07:44
A estratégia eleitoral específica para internet ganhou corpo depois que um então senador desconhecido do grande público postulou e venceu a presidência norte-americana quebrando tabus. O sucesso da campanha de Barack Obama, o primeiro negro a assumir a Casa Branca, foi atribuído, em parte, à mobilização de um exército de pequenos eleitores militantes na web descontentes com a postura isolacionista do governo do republicano George W. Bush.

Obama mirou nas principais redes sociais da internet para aumentar sua popularidade. No dia anterior à eleição (veja quadro), o então candidato do Partido Democrata arrebatou até 380% a mais de amigos, apoiadores, seguidores e assinantes do que seu adversário, o senador republicano John McCain. Quatro vezes mais pessoas assistiram a vídeos na Internet produzidos pela campanha vencedora do que na do derrotado.

Segundo o TNS Media Intelligence, instituto de dados estratégicos para publicidade, entre fevereiro de 2007 e setembro de 2008, os dois postulantes norte-americanos gastaram US$ 7 milhões em propaganda online e US$ 300 milhões em televisão.

Obama mirou nas principais redes sociais da internet para aumentar sua popularidadeA militância online de Obama conseguiu elevar os dólares arrecadados na reta final, que acabaram revertidos para comprar espaço de publicidade na televisão. Nas semanas que antecederam a votação, o democrata dominou a publicidade. Com o fôlego minguando, McCain fez o caminho inverso, saiu da televisão e foi para a internet, mas tarde demais. A campanha da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, trouxe Scott Goodstein, Joe Raspars e Andrew Paryze, que trabalharam para Obama com a meta de manter e elevar a agressividade online. Contratou também o militante do software livre Marcelo Branco. A pré-candidata fez festa para lançar um blog e perfis nas principais ferramentas sociais. Mas até agora quem tem dominado a rede é a campanha virtual de José Serra, comandada por Eduardo Graeff.

O pré-candidato tucano tem quase cinco vezes mais seguidores no Twitter do que a petista. No Orkut, Dilma tem 999 amigos e Serra 164, mas a comunidade Serra Presidente tem quase 71 mil seguidores, contra cerca de 10 mil de Dilma Presidente. Os perfis dos dois pré-candidatos no Facebook também contam vantagem ao tucano (3.651 contra 85). No YouTube, o canal de Serra tem 301 assinantes contra 179 do de Dilma Rousseff. A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, tem 82 amigos no Facebook, 34.048 seguidores no Twitter e quase 6.500 integrantes da comunidade Marina Silva Presidente.

Marcelo Branco diz apostar na militância petista forte nas ruas para contaminar a internet e superar os números de José Serra. Mas vendo a mobilização online dos tucanos maior e mais agressiva, o PT decidiu entrar no Tribunal Superior Eleitoral e no Ministério Público Eleitoral contra o site Gente que mente, mantido pelo PSDB, por propaganda negativa e antecipada.

Colaborou Flávia Foreque


Comparação

A Internet fez a diferença na eleição presidencial dos Estados Unidos. O vencedor, Barack Obama, conseguiu montar uma rede de influência muito maior do que seu adversário republicano, o senador John McCain. Veja abaixo quantos seguidores cada um tinha no dia anterior à eleição que ocorreu em 4 de novembro de 2008. E qual a situação hoje entre os pré-candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

ESTADOS UNIDOS

Facebook
Obama conseguiu quase quatro vezes mais apoiadores do que McCain: 2.379.102 contra 620.359 apoiadores.

MySpace
McCain também perdeu feio: Obama tinha 833.161 amigos contra 217.811 do senador republicano.

YouTube
A página de Obama tinha 114.559 assinantes. Já McCain ficou com 28.419.

Twitter
A vitória na rede de microblogs também foi esmagadora para Obama. O presidente tinha 112.474 seguidores contra os 4.603 de McCain.

BRASIL*

Facebook
José Serra tem 42 vezes mais apoiadores do que Dilma: 3.651 contra 85.

Orkut
A comunidade Serra presidente tem 70.890 integrantes. A Dilma presidente está com 9.976. A petista ganha, no entanto, na quantidade de amigos: 999 contra 64.

YouTube
Os números são tímidos se comparados aos da eleição americana, mas Serra leva vantagem: 301 assinantes contra os 179 de Dilma.

Twitter
O tucano tem quase cinco vezes mais seguidores do que a petista. Serra tem 218.300 pessoas que acompanham suas mensagens de até 140 caracteres. Já Dilma conta com 45.207.

*Até as 18h de ontem


Palavra de especialista

TERRENO LIVRE

;A internet virou um terreno relativamente livre. A legislação está muito falha. Mesmo que houvesse tempo (para estabelecer regras), não teria efeitos práticos porque não poderia legislar sobre este ano. A Justiça então deve analisar caso a caso, mas a internet no Brasil é um instrumento bastante secundário para a informação política e ela não consegue realmente ter um impacto na maior parte do eleitorado, especialmente nas classes C, D e E. Essas classes utilizam como principais meios de informação o rádio e a televisão. A ideia de contratar assessores do Obama para popularizar a internet não vai ter o efeito esperado nem em termos de divulgação nem de arrecadação. As pessoas que entram nos sites (de políticos) utilizam mais para fortalecer os argumentos a favor de seu candidato.;
; Ricardo Caldas, professor de ciência política da UnB

FACE A FACE

;Certamente a internet não terá o mesmo efeito que teve nos Estados Unidos, na eleição do presidente Barack Obama, porque os indicadores de utilização e acesso são muito diferentes dos nossos. É aquela velha história: as pessoas tendem a copiar processos, mas têm que adaptar à realidade. Não se pode querer imaginar que vamos ter o mesmo efeito no Brasil como teve nos EUA. Nada substitui o debate nem o comício, nem todas as outras maneiras que o eleitor tem para ver o seu candidato face a face. Basta uma expressão, um comportamento, que revele muita coisa. Na internet isso é quase impossível.;

; João Paulo Peixoto, professor de ciência política da UnB

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