postado em 16/05/2010 10:14
Os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) voltam a se encontrar na quarta-feira. Os três participam da 13; Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O debate, que tem início às 9h, será de três horas e cada um terá cerca de uma hora para responder perguntas formuladas pelos prefeitos. Entre os temas previstos para o debate estão o financiamento da saúde pública, a divisão dos lucros do Pré-Sal e o pacto federativo. Assim como aconteceu no primeiro encontro entre os três, em Belo Horizonte, não haverá discussão entre os candidatos.No mesmo dia, os prefeitos vão discutir com as bancadas parlamentares a agenda legislativa e os projetos de interesse dos municípios que tramitam no Congresso. No ano passado, a marcha causou polêmica e chegou a ser questionada pelo PSDB na Justiça Eleitoral por conta da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. O pedido foi negado por falta de provas.
Marina, Dilma e Serra participaram no início do mês do 27; Congresso Mineiro de Municípios. O debate eleitoral durou cerca de duas horas. Os três concordaram quanto à necessidade de uma reforma tributária. Em 24 de maio, os pré-candidatos voltam a se encontrar no Congresso da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O debate está marcado para começar às 15h, logo depois de uma fala do presidente da federação, Paulo Skaf, que é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSB.
Verde
O Partido Verde lança hoje a pré-candidatura da senadora Marina Silva (AC) ao Palácio do Planalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A pré-convenção começa às 11h no Riosampa. Estão confirmadas a participação do pré-candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira, o coordenador da campanha presidencial, Alfredo Sirkis, e a pré-candidata ao Senado, Aspásia Camargo. Marina ainda tenta convencer o empresário Guilherme Leal, presidente da Natura, a assumir a vaga de vice em sua chapa.