Politica

PSDB de Minas anuncia representação contra Hélio Costa

Estado de Minas
postado em 18/05/2010 20:09
Começou a guerra eleitoral em Minas. A direção estadual do PSDB anunciou nesta terça-feira (18) que até o fim da semana ajuizará representação contra o pré-candidato ao Palácio da Liberdade, Hélio Costa e seu partido, o PMDB, por propaganda antecipada. A resposta foi imediata: os peemedebistas dizem ter munição para questionar na Justiça atos do governo Antonio Anastasia (PSDB) que poderiam caracterizar campanha eleitoral. Enquanto a briga partidária não chega ao Judiciário, os dois pré-candidatos protagonizam bate-boca.

O clima começou a esquentar porque os tucanos anunciaram nesta terça que preparam uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o PMDB, sob a alegação que a legenda estaria desrespeitando a legislação eleitoral ao promover, na noite de segunda-feira, uma reunião com filiados de cerca de 500 municípios por meio de uma "vídeo-aula", transmitida via satélite. No encontro, o peemedebista teria anunciado a sua candidatura e pedido votos.

De acordo com o secretário-geral do PSDB em Minas, deputado estadual Lafayette Andrada, a atitude do peemedebista foi "inadmissível".

Em nota oficial, a direção do PSDB reclamou ainda do "uso acintoso do horário eleitoral pelo PT para uma escancarada campanha eleitoral extemporânea", referindo-se ao partido que estará ao lado do PMDB nestas eleições. "O candidato Hélio Costa, utilizando de estrutura de vídeo conferência, e estimulando, inclusive, o uso da rede de ensino, num flagrante e condenável ilícito eleitoral, se coloca em plena campanha na busca de votos, revelando descaso com a legislação eleitoral, desrespeito ao processo democrático e ao próprio eleitor", diz a nota.

Reação

O presidente do PMDB mineiro, deputado federal Antônio Andrade, afirmou que só vai comentar o assunto assim que notificado sobre a ação tucana. "Quem entra com ação está sujeito a receber outras. Tenho feito um trabalho para evitar ações contra o atual governo por respeito ao Aécio Neves e ao Anastasia. Mas a partir do momento que o PSDB acha que pode entrar contra nós, podemos analisar entrar contra eles também", disse ele, sem citar exemplos de atos do governo que poderiam ferir a lei eleitoral.

Críticas à gestão tucana têm sido feitas pelo senador Hélio Costa ; inclusive na vídeo-aula feita na segunda via satélite. Por isso, a partir desta quarta-feira, no site no PSDB na internet (www.psdb-mg.org.br), haverá um link com respostas a todas as críticas à gestão do ex-governador Aécio Neves e ao governador Antonio Augusto Anastasia. Costa afirmou que o choque de gestão é uma "maquiagem", criticou a carga tributária em Minas, o salário do funcionalismo público e disse que o estado não está honrando a dívida com a União.

O governador Anastasia chamou o provável adversário nas urnas de "incoerente e despreparado". O tucano lembrou que, durante os sete anos e três meses de governo Aécio Neves , o ex-ministro era só elogios e respondeu que as declarações de agora não condizem com a realidade. "O que nos causa um certo espanto é o fato de que, durante todos estes últimos anos, o parlamentar tenha feito elogios públicos ao governador Aécio Neves e ao nosso governo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação