Politica

Serra abre encontro de presidenciáveis com prefeitos em Brasília

postado em 19/05/2010 10:23
A 13; Marcha dos Prefeitos conta, na manhã desta quarta-feira (19/5), com a presença dos três principais pré-candidatos à Presidência da República. Primeiro a falar, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entrou no palco, aplaudido por um público de 4 mil pessoas formado por prefeitos e vices que representam os municípios brasileiros. O tucano chegou com 30 minutos de atraso.

[SAIBAMAIS]Serra foi sorteado para abrir o evento, seguido pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) e, por último, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. A escolha dos três nomes foi feita baseada na pesquisa data folha de 16 de abril, utilizada como critério para convidá-los.

Uma das perguntas feita ao tucano foi sobre a distribuição dos royalties do Pré-sal. Ele disse ser a favor da divisão para todos os estados e municípios e defendeu que a discussão não deve acontecer neste período eleitoral. ;Sou a favor da participação dos municípios na divisão dos royalties, mas, na minha opinião, temos que deixar essa questão para depois, porque falar agora só estimula uma luta fratricida e gera um clima ruim em ano eleitoral. Ainda mais porque o pré-sal vai demorar. É coisa para o futuro e deve ser trabalhado com calma e muito estudo;, ressaltou.

Ovacionado
Nos cinco minutos finais, às 10h35, Serra agradeceu às perguntas feitas durante o cenário e disse ter aprendido com muitas delas. O pré-candidato do PSDB terminou sem discursos ovacionado de pé pela plateia de mais de 4 mil prefeitos ao afirmar que, se eleito, pretende governar em parceria com os estados e municípios, independente de partido. ;No governo Federal não vou ser presidente de um partido, serie da nação brasileira, de todos os municípios de quem serei grande parceiro. Essa é uma tarefa conjunta, por isso quero convocar prefeitos para essa batalha;, finalizou.

O evento
Cada pré-candidato responde nove perguntas feitas pelos prefeitos e representantes dos municípios, durante cerca de 1h cada. São questionamentos sobre Emenda 29, autonomia dos municípios, saúde, royalties, entre outros.

Esse é o segundo encontro que reúne os Marina, Serra e Dilma. O primeiro aconteceu em Belo Horizonte, no dia 6 de maio, no 27; Congresso Mineiro dos Municípios, com a participação de 600 prefeitos dos municípios mineiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação