Politica

Câmara adia votação de relatório sobre proibição de amianto no Brasil

postado em 19/05/2010 12:36
Brasília - A votação do relatório final do grupo de trabalho que pede a proibição do uso de amianto no Brasil foi adiada nesta quarta-feira (19/5) pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A votação do texto, de mais de 700 páginas, foi retirada da pauta a pedido do deputado João Oliveira (DEM-TO). ;É necessário que tenhamos tempo para uma discussão mais precisa;, argumentou.

O relatório, fechado após dois anos de pesquisas, entrevistas com vítimas, trabalhadores e empresários do setor e visitas do grupo de trabalho, recomenda a eliminação do amianto da cadeia produtiva brasileira, com a substituição por outros materiais.

;Visitamos todas as minas que já foram exploradas no Brasil e até a única que está em atividade atualmente, em Minaçu [Goiás]. São grandes os impactos à saúde pública, são muitas vitimas dessa atividade e que não recebem tratamento;, argumentou o relator do texto, deputado Edson Duarte (PV-BA)

Duarte não se opôs ao adiamento da votação, mas defendeu a avaliação do texto na próxima reunião deliberativa da comissão, ainda sem data marcada. ;Se os deputados querem ler, ótimo. Não irei me opor. Só espero que não seja uma medida protelatória nem uma tentativa de ganhar tempo para não votar.;

Mesmo com o adiamento da votação, o texto causou polêmica entre os deputados. Parlamentares de Goiás são contra a proibição e alegam que há interesse de empresas estrangeiras no fim da exploração de amianto no Brasil. ;É mais uma perseguição ao setor produtivo de Minaçu. Sou de Goiás, tenho conhecimento de causa;, disse o deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

Proibido na maioria dos países da Europa desde o início da década de 90, o amianto ainda é usado no Brasil em telhas, caixas d;água e em outros produtos da construção civil. O amianto é classificado pela Organização Mundial de Saúde como produto reconhecidamente cancerígeno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação