Politica

Bolsa Família não gera acomodação de beneficiários, diz ministra

postado em 20/05/2010 11:25
Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, rebateu hoje (20/5) críticas ao Programa Bolsa Família e negou que o benefício gere acomodação ou desestimule a busca por emprego.

;Essa ideia de que o Bolsa Família acomoda ou vicia não tem cabimento. Vivemos sob preconceito, e para as famílias pobres sobram rótulos;, disse Márcia Lopes, em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.

Márcia argumentou que 77% dos beneficiários do programa trabalham, no mercado formal ou informal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ;É um indicativo de que as pessoas não se acomodam, o que acontece em muitos casos é a desinformação;.

Mesmo depois de conseguir um emprego, inclusive com carteira assinada, o beneficiário tem o direito de permanecer no programa por até um ano, até a reavaliação da renda familiar. Se o rendimento ultrapassar o limite mensal de R$ 140 per capita, o benefício é cancelado.

Márcia disse que o ministério também registra casos de beneficiários que abrem mão do Bolsa Família depois de conseguirem emprego. ;São mais de 2 milhões de cartões devolvidos por conta da inserção em outros trabalhos e a saída da pobreza.;

De acordo com a ministra, o governo aposta na coordenação do Bolsa Família com outros programas sociais e de inclusão produtiva, como na área de economia solidária e projetos de qualificação profissional para garantir a ;porta de saída para os beneficiários;.

Questionada sobre a expansão do número de beneficiários do Bolsa Família em ano eleitoral, Márcia disse que o governo está ;cumprindo sua responsabilidade; com as políticas sociais e que a liberação de cursos cumprirá todos os critérios do programa.

;Estamos seguindo rigorosamente a Lei Eleitoral, mas temos que dar continuidade aos programas. As famílias estão nos municípios e demandam auxílio;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação