postado em 25/05/2010 08:34
Brasília - O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que é necessário proteger o sistema previdenciário, com alterações racionais, para ajudar no crescimento econômico do país.;O rendimento da previdência é algo em torno de R$ 250 milhões. É uma quantidade de recursos investida mensalmente para o pagamento de mais de 27 milhões benefícios da Previdência Social. Isso movimenta a economia. Precisamos proteger esse sistema fazendo as alterações com equilíbrio;, disse durante o lançamento do 1; Fórum de Regional de Seguridade Social das Américas.
O encontro, organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (AISS) com a colaboração do Ministério da Previdência Social, reúne até quinta-feira (27) representantes de 22 países. A finalidade é debater as reformas dos critérios de aposentadoria, governança e ampliação da seguridade social de países das Américas.
Segundo o ministro, o fórum é necessário para que os países possam trocar informações sobre boas práticas e experiências de sucesso dos modelos de Previdência Social.
;Que possamos trocar experiências para que os nossos modelos [previdenciários] e as nossas entidades de proteção social sejam capazes de oferecer bem-estar às pessoas;, disse.
O Fórum Regional de Seguridade Social para as Américas reúne administradores de seguridade social, responsáveis por políticas, pesquisadores e organizações internacionais e regionais. As discussões são uma preparação para o Fórum Mundial de Seguridade Social que será promovido na África do Sul no final do ano.