Em discurso durante a sabatina promovida pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) na manhã desta terça-feira (25/5), o pré-candidato, José Serra criticou o exesso de cargos comissionados e a ineficiência na esfera pública.
"Há uma obesidade na máquina. Como tem que melhorar a eficiência! Tem que ter gente, mas gente boa", disse Serra. A declaração foi feita em resposta à pergunta do presidente Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônicada (Abinee), Humberto Barbato, sobre reforma fiscal.
O pré candidato criticou ainda o aumento da tributação sobre o saneamento no último governo. "Eu anuncio que, caso eleito, no dia dois de janeiro terá um projeto eliminando o imposto PIS/Cofins no saneamento", declarou.
Indústria automobilística
Quando o assunto foi a indústria nacional automobilística, Serra se mostrou preocupado com o aumento de importações no setor. Para o tucano, a solução é alinhar câmbio e juros, além da integração entre política monetária, fiscal e de gastos públicos.
Tom informal
Nas considerações finais, o pré-candidato relembrou momentos da infância quando morara na Moca, uma vila operária em São Paulo. Segundo ele, "indústria sempre fez parte de sua biografia".O tucano finalizou se desculpando pelo ;tom informal; que diz ter adotado em sua fala. "Mas é preciso dizer com transparência o que a gente pensa. Eu ajudei a erguer a mesa da economia e não vou deixar que ela despenque", encerrou.