Segundo Dutra, as pesquisas apontavam equilíbrio entre os dois nomes na preferência do eleitorado mineiro e, com a aliança, os dois partidos fortalecem também o palanque governista para a disputa presidencial . ;Sabemos que não será uma eleição fácil, mas temos uma chapa com grandes chances de vitória. A construção de um palanque único em Minas era importante para ajudar Dilma Rousseff [pré-candidata do PT à presidência da República].; Dutra informou ainda que as conversas, agora, se darão entre os dois partidos para definir os candidatos a vice-governador, este indicado pelo PT, e à outra vaga ao Senado.
O presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP) afirmou que este momento tem uma ;simbologia muito forte; para a aliança nacional dos dois partidos. O presidente regional do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que, a partir de agora, o partido vai ;todo unificado no apoio à chapa Hélio Costa/Fernando Pimentel".
A decisão sobre a chapa foi anunciada após reunião das principais lideranças das duas legendas. A reunião ocorreu na sala que a presidência do PMDB ocupa na Câmara dos Deputados, em Brasília.