Para Lula, as oportunidades para estudar e se formar precisam ser procuradas como se busca ;agulha no palheiro;. ;Vocês que já são mães devem se espelhar em vocês mesmas para que não permitam que haja qualquer retrocesso. Mulher encontra homem em qualquer lugar do mundo e homem encontra mulher em qualquer lugar. Agora, oportunidade de estudar e vencer na vida a gente precisa procurar como se procura agulha no palheiro. A gente precisa priorizar nossa formação para depois priorizar outras coisas na vida;, discursou o presidente.
Lula pediu ainda que os jovens não desanimem diante das dificuldades para estudar e que façam de tudo para concluir os estudos. ;O apelo que quero fazer para vocês, como se fossem meus filhos, é que não há razão para desanimar. O que precisamos é levantar todo o santo dia pela manhã, com disposição. Se não der certo em um dia, é pensar que no outro vai dar certo;, discursou Lula.
Segundo Lula, o ProJovem, implementado em julho de 2005, em seu formado original, atendeu 241.235 jovens em 27 capitais e 29 municípios das regiões metropolitanas. Em 2008, foi transformado em ProJovem Urbano e ampliou o atendimento para 96 municípios com população superior a 200 mil habitantes e 22 estados que atendem a cidades com menos de 200 mil habitantes.
Em 2008 e 2009, ainda de acordo com dados citados por Lula, o programa atendeu 340.787 jovens. Este ano, o ProJovem Urbano atende a 156.361 jovens em sala de aula desde 24 maio. O programa é voltado a jovens entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental.
Lula lembrou que os jovens beneficiados pelo programa recebem bolsa de R$ 100, desde que tenham frequência igual ou superior 75% das aulas presenciais e entreguem 75% dos trabalhos, que são monitorados mensalmente.
Mas uma vez, Lula voltou a dizer que não deixará a política depois de deixar a Presidência da República. Segundo ele, quem apostar nisso vai errar. ;Vou deixar a Presidência em 31 de dezembro e podem ficar certos que quem imaginar que vou deixar a política e viajar para o estrangeiro, vai ;quebrar a cara;. Quem imaginar que vou deixar a política e vou ficar enchendo o ;saco da Marisa;, vai ;quebrar a cara;. Vou continuar fazendo política e vou continuar andando por este país e ajudando o povo a conquistar, definitivamente, sua cidadania. O povo brasileiro jogou fora parte do século 20 e não temos o direito de desperdiçar o século 21;, disse Lula.