Esta será a eleição mais interativa que o Brasil já teve. Perfil em sites de relacionamento, páginas pessoais e blogs já são ítens indispensáveis para os políticos que querem angariar votos e seguidores. Levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, concluído em 31 de maio, revelou quais são os partidos mais populares, a partir do perfil de 295 deputados com perfis ativos na rede social de microblogs, o Twitter.
De acordo com a pesquisa, os deputados do Democratas (DEM) são os que tem mais seguidores, em comparação com os outros partidos. O DEM contabiliza 92.191 twitteiros, na frente do PT que tem 90.224 seguidores.
De janeiro para maio, a quantidade de políticos que se comunicam pelo microblog aumentou e já chega a representar 57% do total de deputados da Casa. Já a interação entre os internautas e os deputados dobrou. No primeiro levantamento, no início do ano, o número de seguidores era de 231.271, que em maio chegou a 514.340.
Os temas mais ;twittados; pelos deputados que mais chamou atenção no último mês foram a proximidade com as eleições, a votação do ficha Limpa e a volta de deputados titulares que ocupavam cargos em ministérios e secretarias estaduais e municipais.
Os três deputados com mais seguidores no Twitter são do Rio de Janeiro: Fernando Gabeira (PV), Índio da Costa (DEM) e Geraldo Pudim (PR).
Que a internet mudou a forma de fazer campanha, ninguém duvida, a grande pergunta é se os seguidores virtuais trarão resultados reais para as urnas em outubro.