postado em 12/06/2010 15:57
Pela primeira vez, o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, abriu mão dos discursos conciliatórios e fez um ataque direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a convenção do partido, realizada neste sábado (12/6), em Salvador, o tucano marcou sua posição em relação ao governo atual e sua adversária petista, a ex-ministra Dilma Rousseff.No início de seu discurso, Serra comparou Lula ao monarca francês Luís XIV. ;Acredito que o estado deve subordinar-se à sociedade e não ao governante da hora ou ao partido;, enfatizou. ;O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás há mais de 300 anos. Luís XIV achava que o Estado era ele. Mas, na democracia e no Brasil não há lugar para ;luíses; assim;, ironizou.
Serra também lembrou de sua vasta experiência eleitoral ao dizer que é bastante aceito pela população brasileira. ;Não comecei ontem e não cai de paraquedas. Apresentei-me ao povo brasileiro, fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da população. Fui aprovado e votado de novo;, lembrou. ;Tenho honra e orgulho de ter recebido mais de 80 milhões de votos;.
Ainda sem vice
José Serra inicia sua campanha sem ter um vice. O ex-governado de Minas, Aécio Neves, era o nome mais cotado pelo partido, mas recusou o convite. O nome do candidato para a vaga na vice-presidência deve ser anunciado por volta do dia 20.
Plataforma na web
O PSDB lançou neste sábado (12/6) a rede . A rede social, que entrou no ar no mesmo dia em que Serra foi oficializado como candidato à Presidência, apresenta as principais propostas do programa de governo tucano e permite que os usuários também deixem sua sugestão. O site terá 40 áreas temáticas diversas, como: drogas, emprego, diversidade sexual e esportes, entre outros.