Politica

Em São Paulo e Brasília, Dilma participou hoje das convenções do PDT e PMDB

postado em 12/06/2010 18:02
Brasília ; Em defesa de um governo de coalizão, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, compareceu neste sábado (12/6) às convenções do PDT, em São Paulo, e do PMDB, Brasília. Acompanhada pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e pela ex-governadora de São Paulo Marta Suplicy, Dilma foi aplaudida de pé ao chegar à convenção dos peemedebistas. Sorridente, a ex-ministra agradeceu e assistiu ao final dos discursos.

Dilma acompanhou o resultado da votação que oficializou o apoio à aliança PMDB e PT e à indicação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) como vice na chapa liderada por ela. Temer recebeu 560 votos. Os dissidentes do PMDB Roberto Requião, ex-governador do Paraná, e Antônio Pedreira, obtiveram um total de 99 votos.

A vitória de Temer provocou elogios dos presentes. O presidente do Senado, José Sarney (AP), destacou os esforços de Temer na busca pela unidade do PMDB. ;Foi Michel Temer o grande artífice da unidade do PMDB. Foi ele que, com o seu temperamento, espírito público e a vontade de unir, possibilitou que o partido chegasse a esta convenção;, disse.

Os governadores peemedebistas Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, cumpriram a promessa de boicotar a convenção do PMDB.

Em protesto às mudanças na distribuição dos royalties do petróleo, recém-aprovadas pelo Senado, Cabral e Hartung reclamam que o Rio e o Espírito Santo serão prejudicados financeiramente com as alterações. O assunto será apreciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode vetar a proposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação