Politica

Lula já está reunido com ministros para anunciar decisão sobre reajuste

postado em 15/06/2010 11:44
O presidente Lula está reunido neste momento com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Previdência, Carlos Gabas, e do Planejamento, Paulo Bernardo, no CCBB - sede provisória da Presidência - para anunciar a decisão sobre o reajuste de 7,7% e sobre o fim do fator previdenciário para os aposentados brasileiros. A previsão é de que a sanção seja anunciada antes do início do jogo da seleção brasileira, às 15h30 desta terça-feira (15/6). A equipe ecônomica vem defendendo o veto ao texto aprovado no Congresso Nacional.

Nesta segunda-feira (15/7), durante a inauguração de um gasoduto em Queluzito, em Minas Gerais, Lula indicou que deve vetar o aumento extra concedido pelos deputados federais e senadores para os que ganham acima do mínimo. A proposta inicial enviada pelo governo previa o índice de 6,14%. Lula aproveitou para cutucar os parlamentares, dizendo que não vai se guiar pelo ano eleitoral.

Agora, o Executivo estuda um meio jurídico para garantir o aumento de 6,14% dos benefícios. Uma das opções é criar uma nova Medida Provisória para manter os 6,14% como abono até o fim do ano. Em 2011, ficaria para o próximo presidente definir como o percentual será incorporado aos salários.

O reajuste de 7,7% e o fim do fator previdenciário foram aprovados pelo Senado no dia 19 de maio, depois de passar pela Câmara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação