Politica

Lula diz que aumento do salário mínimo será compensado por arrecadação de impostos e cortes

postado em 16/06/2010 18:02
Lula deu entrevista, em Manaus, após encontro com o presidente do Peru, Alan García (E)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta quarta-feira (16), que a sanção do reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo será compensado, em parte, com a arrecadação de impostos do aumento de consumo.

;Ontem tive que tomar a decisão e imaginei que se todos os prejuízos que o Brasil poderia ter seria dar 1,7% para os aposentados acima do que eu já tinha dado. Achei que, possivelmente, o consumo que as pessoas vão ter nos próximos meses vai recuperar parte desse dinheiro em impostos que o governo vai cobrar e vai ajudar a economia brasileira a dinamizar;.

Lula afirmou que só decidiu pelo reajuste de 7,7%, porque os ministros da área econômica garantiram que o impacto poderia ser absorvido com cortes no orçamento e também com aumento de arrecadação.

[SAIBAMAIS];Só tomamos a decisão de aceitar o reajuste porque a equipe econômica me garantiu que é possível a gente fazer um corte no orçamento equivalente à quantia que vamos dar de reajuste, inclusive nas próprias emendas parlamentares;. O presidente disse também que o aumento beneficia a mais de sete milhões de aposentados e não a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

;Não sei porque isso ajudaria a Dilma, porque isso pode ajudar o Serra, a Mariana. Mas, certamente, uma pessoa vai ser ajudada: que são sete milhões de aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Esses serão ajudados;, disse Lula a jornalistas, em Manaus, após encontro com o presidente do Peru, Alan García.

De acordo com Lula, o governo continuará a manter a ;rigidez fiscal, controle nas contas públicas e diminuição dos gastos com custeio; para arcar com o impacto do reajuste dado ontem (15) aos aposentados.

;Tenho certeza que eles [os aposentados] não comprarão dólares, não comprarão carros. Vão comprar feijão, arroz, meia, roupa, presentes para os netos. Acho que a quantia para um país que quer ser a quinta economia do mundo, para um país que está crescendo com um PIB [Produto Interno Bruto] extraordinário, não vai ser 1,7% acima daquilo que estava reservado para os aposentados que vai quebrar nada nesse país;.

Lula ainda rebateu as críticas de que teria contrariado a equipe econômica do governo ao sancionar o reajuste. ;Pode ficar certo que não contrariei a equipe econômica, porque em um regime presidencialista quem decide é o presidente. As equipes me dão orientação, me dizem as alternativas e eu tomo a decisão. É assim que funciona o Brasil no governo Lula e em qualquer regime presidencialista;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação