Politica

Candidato do PCdoB no Maranhão defende uma ampla aliança para disputar governo estadual

postado em 16/06/2010 21:13
Com a decisão do PT nacional de proibir o diretório do partido no Maranhão de apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo estadual, é possível surgir uma nova coligação no estado para enfrentar a governadora Roseana Sarney (PMDB), que disputa a reeleição.

Ao chegar hoje (16) na convenção do PCdoB que oficializará o apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o próprio Dino informou que costura uma ;aliança mais ampla;, contando com o PDT, PPS e PSDB.

Os três partidos já trabalham com a possibilidade de lançar o governador cassado Jackson Lago (PDT) para competir Roseana Sarney. ;Tínhamos uma tática eleitoral que buscava aliança mais a esquerda com o PT e com o PSB. Na medida em que o PT a inviabilizou, estamos estudando se mantemos a candidatura com o PSB ou se revemos tudo e formamos uma aliança mais ampla com PSDB, PPS e PDT. Na verdade, poderá se formar uma aliança ampla de todos os partidos que não apoiam o clã de Sarney;, disse Dino, referindo-se ao presidente do Senado José Sarney (PMDB).

De acordo com o deputado, as conversas com o PDT do Maranhão giram em torno de duas possibilidades: Lago abrir mão da cabeça de chapa para apoiar Dino ou Dino desistir da candidatura e formar chapa com pedetista.

No entanto, segundo Dino, há dois complicadores para formar a aliança. Um deles é a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a Lei da Ficha Limpa, que já vale para este ano e impede quem é condenado em decisão colegiada da Justiça de se candidatar. Amanhã, o TSE vai decidir se quem foi condenado antes da aprovação da lei poderá ou não concorrer.

Lago teve seu mandato cassado por compra de votos na eleição de 2006 e ainda enfrenta processos por causa do seu possível envolvimento no esquema investigado pela Operação Navalha, da Polícia Federal. Se for atingido pela lei, Lago não poderá ser cabeça de chapa e entraria na eleição então somente com o apoio a Dino.

Outro complicador é a posição já declarada por Lago de apoiar a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República, o que contraria o projeto nacional de seu partido, o PDT, que decidiu apoiar Dilma. ;O que nos dá condição de ainda conversar é a posição do PDT de apoiar Dilma. Ele [Lago] é Serra, mas o PDT e Dilma estão no mesmo campo nosso ;, disse Dino.

O deputado entende que a posição do PT de cassar a decisão do diretório regional do partido, transferindo o apoio para Roseana, reflete a força de sua candidatura. ;A exigência de Sarney para que o PT fizesse isso só demonstra o pânico que ele tem do segundo turno das eleições.;

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, deve procurar nesta semana o presidente nacional do PDT , Carlos Lupi, para conversar sobre a possibilidade de aliança no Maranhão. Rabelo também quer saber como o PDT agirá em relação ao apoio de Lago a Serra, contrário à posição do partido.

Além disso, o próprio PCdoB discute hoje a possibilidade de forçar o PT a honrar a promessa de palanque duplo. ;Se há palanque duplo para os outros partidos da aliança nacional, tem que haver também para a gente. Vamos exigir isso;, disse Rabelo, antes da convenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação