Politica

Mãe libera Patrus para ser vice de Hélio Costa

Estado de Minas
postado em 22/06/2010 12:26
Se dependia apenas da bênção da mãe para ser o vice do pré-candidato ao governo do estado pelo PMDB, Hélio Costa, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) já pode se considerar na chapa. Dona Maria Teresa Patrus Ananias, de 84 anos, disse segunda-feira, na sala de sua casa, em Bocaiúva, no Norte de Minas, onde recebeu a reportagem do Estado de Minas, que, embora evite interferir em questões políticas, vai apoiar ;plenamente; a decisão que o filho tomar.

Ao participar de encontro estadual, domingo à tarde, em Belo Horizonte, o ex-ministro declarou que esperava a bênção da mãe para bater o martelo sobre sua participação na chapa PMDB-PT para o governo do estado, que pretende assegurar um palanque único para a presidencial petista Dilma Rousseff em Minas. ;Nunca tomei nenhuma decisão final importante na minha vida sem ir à minha terra e sem pedir a benção da minha mãe;, disse Patrus, que vai quarta-feira a Bocaiúva.

Na segunda-feira, tendo nas mãos a reportagem do EM com a declaração do filho, que acabara de ler, dona Maria Teresa afirmou: ;Patrus terá a minha bênção naquilo que decidir. A mãe sempre abençoa a decisão do filho, desde que sinta que ele é capaz de decidir bem;. Ela revelou que, no próprio domingo, conversou com o ex-ministro pelo telefone. ;Disse a ele que, como mãe, no que ele decidir, estarei do lado dele;, relatou. A mãe de Patrus contou que, na conversa por telefone, ele não adiantou nada sobre sua eventual participação na chapa de Hélio Costa. ;Por enquanto, não tem nada decidido. Não vou interferir. Vou deixar ele decidir. Mas, de qualquer lado que ele ficar, estarei com ele;, declarou. Em seguida, fez elogios ao petista. ;Ele tem capacidade para resolver. Sempre foi um filho presente, muito responsável e estudioso, desde mais novinho.; E acrescentou: "Todo dia peço a Deus para que ele seja abençoado e seja útil aos brasileiros;.

Chapa forte

Dona Maria Teresa argumentou que não acompanha muito o processo político. Mas, acha que ;se o Patrus, entrar, o Hélio Costa fica forte;. Ela arriscou outro comentário: ;Eles querem fazer essa coligação para fortalecer a chapa da Dilma. O PT e o PMDB juntos fortalecem a chapa dela;. Ainda sobre a pré-candidata petista a presidente, considerou: ;Acho que a Dilma é capaz de ganhar. Pois ela é a candidata do presidente Lula, que tem um prestígio muito grande. O presidente fez uma gestão muito boa. Então, acho que ela ganha por causa do Lula;.

Fora da política

A mãe do ex-ministro fez uma revelação: há três meses, o filho disse a ela que estava disposto a abandonar a política. Patrus, que disputou as prévias do PT para ser indicado como pré-candidato à sucessão estadual e perdeu para o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, teria sido demovido de desistir da ideia pelo presidente Lula. ;O Lula interferiu e ele voltou atrás;, revela dona Maria Teresa.

Vida simples

Viúva do fazendeiro Jair Ananias, dona Maria Teresa Patrus Ananias mora numa casa simples em Bocaiúva, onde recebeu a reportagem do EM. A mãe do ex-ministro teve 14 filhos e é avó de 37 netos. Dona Maria Teresa, que concluiu o antigo estudo ginasial (atual ensino médio), mora somente com um filho. Mas, sempre recebe visitas de outros integrantes da família, como o próprio ex-ministro que chega à cidade quarta-feira para participar dos festejos do Senhor do Bonfim. ;Ele vem sempre aqui e nunca perde essa festa;, diz a orgulhosa mãe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação