Politica

Serra deve ter vice tucano

Estado de Minas
postado em 23/06/2010 13:58
Tudo caminha para uma solução caseira na escolha do vice do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. O nome mais cotado é o do senador Sérgio Guerra (PE), presidente nacional da legenda. Enquanto Guerra é reticente ; nem pleiteia nem recusa, já que passa de condutor do processo a ser a sua solução ; o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), também sondado, tem sido enfático em recusar.

O cearense quer concorrer à reeleição e trabalhar em sua base eleitoral, particularmente agora que rompeu politicamente com o governador Cid Gomes (PSB), com quem, em princípio, Jereissatti negociou um apoio branco, desde que o deputado federal José Pimentel (PT) não fosse lançado ao Senado. O que torna Tasso Jereissati um vice desejado é o seu peso político no Ceará, que poderia contrabalançar a força do governador Cid Gomes em sua campanha.

Tendo de administrar a pressão aliada ; o PTB chegou a sugerir o ex-deputado Benito Gama (PTB-BA) e até o PSC indicou o senador Mão Santa (PI) para a vaga ; José Serra tem reiterado que anunciará a chapa no fim do mês, usando até o limite o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para fazer a indicação. O candidato tucano tem dito que também está curioso para saber quem será o vice e que as especulações não o estressam.

Tentando se contrapor às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que já defendeu um vice discreto, como forma de descartar Tasso Jereissati, Serra reiterou, nos últimos dias, que diferentemente de FHC, o perfil de seu vice não precisa falar pouco. Tendo sido o recado dirigido a Tasso Jereissatti ou não, no PSDB, a solução parece convergir para Sérgio Guerra, sem traumas. O pernambucano tem bom trânsito e não é homem de criar problemas.

Enquanto as negociações se alongam e caminham para a indicação de um vice tucano, o problema é, cada vez mais, administrar a reação dos democratas. Na terça-feira, o deputado federal Ronaldo Caiado (GO-DEM) lançou uma enquete no Twitter: ;Para vocês, quem seria o nome ideal do Democratas para ser o vice de ; Sugestões não faltaram. José Carlos Aleluia (BA), José Agripino (RN), Kátia Abreu (TO), Valéria Vic (PA) e mesmo um ;nome forte no Centro-Oeste, pois quem ganha em Minas, ganha no Brasil;.

Outro twitteiro sugeriu: ;O ideal seria o Aécio;. Um seguidor de Caiado considerou que nem ele nem Demóstenes Torres aumentarão as chances de Serra ganhar a eleição : ;O vice ideal seria o senhor (Caiado) ou Demóstenes. Pena que Serra tenha poucas chances;.

Força nacional

José Serra defendeu na terça-feira, durante visita a uma clínica para tramento de dependentes de álcool e drogas, em São Bernardo do Campo (SP) a criação de uma força nacional de segurança permanente para ajudar estados e municípios a enfrentar tragédias naturais. Ele cancelou viagem ao Nordeste e prestou solidariedade às populações de Pernambuco e Alagoas que sofrem com as fortes chuvas. ;Não há clima de festa;, disse Serra.

Ele classificou a situação dos dois estados como dramática. ;O que está acontecendo sublinha a importância de termos uma força nacional de segurança permanente, inclusive treinada para intervenção em calamidades;, explicou. Segundo o ex-governador, sendo permanente, a força poderá ser deslocada imediatamente após a catástrofe. ;O fato é que nenhum estado, quando tem uma calamidade, aguenta enfrentar sozinho;, acrescentou.

O presidenciável atribuiu as tragédias às mudanças climáticas e lembrou que outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia, já foram afetados recentemente pelas enchentes. Os técnicos da força nacional, argumentou Serra, também têm a responsabilidade de diagnosticar as áreas de risco e apoiar as prefeituras. (Com agências)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação