Politica

Líderes decidem votar projeto que muda ordem de votação em urna eletrônica

postado em 23/06/2010 18:43
Os líderes partidários da Câmara decidiram na tarde desta quarta-feira (23/6), em reunião com o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), votar hoje o projeto de lei que altera a ordem de votação na urna eletrônica. A proposta visa a alterar resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabeleceu que o eleitor deverá votar primeiro no candidato a deputado estadual e, em seguida, no federal e depois nos cargos majoritários.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), mudar a ordem de votação não é bom para o eleitor já acostumado a votar primeiro no candidato a deputado federal e em seguida no deputado estadual ou distrital. ;Há mais de dez eleições se vota em uma ordem. Não se pode em cima da eleição tomar uma medida que confunda a cabeça do eleitor, alterando a ordem de votação;.

Se o projeto for aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado pelo presidente da República, no dia 3 de outubro, o eleitor votará na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador (1; vaga) senador (2; vaga), governador e presidente da República. No entanto, se o projeto não chegar a ser sancionado, deverá prevalecer a resolução do TSE que estabelece que o primeiro voto será dado ao deputado estadual ou distrital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação