Politica

Diminui a diferença entre Hélio Costa e Anastasia

Em pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira, o senador do PMDB tem 41% das intenções de voto, contra 23% do governador tucano. Diferença caiu de 28 para 18 pontos percentuais

Isabella Souto, Estado de Minas
postado em 24/06/2010 20:31

Se as eleições fossem hoje, o senador Hélio Costa (PMDB) se tornaria o novo governador de Minas Gerais com o voto de 41% dos mineiros. Preferido de 23% do eleitorado, o tucano Antonio Augusto Anastasia terminaria a disputa pelo Palácio da Liberdade na segunda colocação. No entanto, a diferença entre os dois candidatos, que chegou a ser de 28 pontos percentuais no mês passado, caiu para 18 pontos percentuais. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, encomendada pelo PSDB. O levantamento foi feito entre os dias 19 e 23, com 2 mil eleitores e registrado sob o número 36536/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O senador Hélio Costa teve uma queda de quatro pontos percentuais entre maio e junho ; passando de 45% para 41% ;, enquanto Antonio Anastasia saltou de 17% para 23%. A principal explicação para o quadro é a veiculação de comercias e programas do PSDB em rádio e televisão com a presença de Anastasia e de seu principal padrinho político, o ex-governador e pré-candidato a senador Aécio Neves (PSDB). ;Quando aumenta o nível de conhecimento do candidato e a vinculação a um líder bem avaliado e querido da população, é natural que ele cresça;, avalia o diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra.

Ainda assim os números mostram que a maioria dos eleitores desconhecem quem é Anastasia ; desde 30 de março governador de Minas Gerais na vaga de Aécio Neves (PSDB), que deixou o cargo para disputar uma das duas vagas de senador. De acordo com a pesquisa, 41% dos mineiros não conhecem o tucano, enquanto 26% conhecem só de nome e 33% conhecem bem ou têm alguma informação. Já o ex-ministro das Comunicações do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Hélio Costa, é bem conhecido por 64% dos entrevistados na pesquisa. Outros 27% o conhecem só de nome e 8% afirmaram não conhecê-lo.

Embora seja muito conhecido, pouca gente o identifica como candidato a governador. O que pode ser explicado pela falta de sintonia dos eleitores com as eleições estaduais. Na pesquisa espontânea ; em que não são apresentados os nomes dos candidatos ;, os dois principais adversários empataram com apenas 6% das indicações. ;A maioria da população ainda está muito pouca envolvida;, justificou Marcos Coimbra.

Confira os números:

Estimulada

Candidatos Maio/10 Junho/10

Hélio Costa (PMDB) 45% 41%
Antonio Anastasia (PSDB) 17% 23%
Vanessa Portugal (PSTU) 2% 2%
José Fernando Aparecido (PV) 1% 1%
João Batista (Psol) 2% 1%
Ninguém/branco/nulo 10% 8%
Não sabem/Não responderam 23% 23%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação