Politica

Candidatos ao governo de Minas apostam na força de Aécio e Lula

Com dois padrinhos bons de voto, o ex-governador Aécio, que lança seu sucessor, Anastasia, e o presidente Lula na defesa de Hélio Costa, disputa pelo Palácio da Liberdade será acirrada

Estado de Minas
postado em 05/07/2010 11:04

Se as eleições de outubro dependessem de padrinhos políticos de peso, a disputa para o governo estadual ainda assim não estaria resolvida. Consideradas as votações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem como candidato o senador Hélio Costa (PMDB), e do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que tenta reeleger seu sucessor, o governador tucano Antonio Augusto Anastasia, a briga pela preferência do eleitorado mineiro será voto a voto, com o lado do PSDB levando alguma vantagem. Lula e Aécio são majoritários em todas as regiões do estado, mas, mesmo assim, os partidos fazem análise dos quadros e traçam estratégias para concentrar esforços nos pontos mais críticos.

Conforme as eleições de 2006, quando Aécio e Lula foram candidatos à reeleição ; o primeiro ao governo de Minas e o segundo à Presidência ;, o tucano, padrinho de Anastasia, teve 80% dos votos do estado, vencendo já no primeiro turno. Já o petista, que desta vez escolheu Hélio Costa como candidato, chegou a 59,9% no segundo turno. A única região em que Aécio tem votação menor que 70% é a do Vale do Mucuri, onde tem 69,6%. Já nas áreas Central, região metropolitana, Noroeste, Oeste e Sul, tem mais de 80% da preferência.

Do lado da base aliada ao presidente Lula. a vitória também estaria garantida de norte a sul. A votação mais expressiva, superior a 70%, está na Zona da Mata, no Norte e nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. No Vale do Rio Doce, o petista teve 69,8% dos votos no segundo turno. Em todas as outras regiões, o PT teve mais de 50%.

Para o presidente do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues, na briga pela transferência de votos, Anastasia leva vantagem por ser o sucessor de fato de Aécio, que tem uma gestão aprovada por 92% da população. O fato de o tucano ter participado do governo Aécio e depois assumido o lugar dele, segundo o dirigente, dará segurança de que o estado continuará com a mesma filosofia e as mesmas pessoas. Do outro lado, para ele, é mais difícil convencer que Hélio Costa terá o estilo Lula de governar. ;O professor Anastasia não vai disputar como afilhado político, mas como associado, um herdeiro natural que ajudou a criar os métodos administrativos. Essa é a diferença básica;, afirma. Segundo ele, Lula dará apoio, mas não tem como avalizar o peemedebista em termos de resultados.

A estratégia do PSDB, segundo Nárcio, é massificar a presença de Anastasia na televisão e mostrar seu vínculo com Aécio. Os tucanos também vão se concentrar em áreas com maior potencial de crescimento de votos e nas que levam desvantagem. Neste sentido, a Região Metropolitana de Belo Horizonte será um foco onde pretendem capitalizar ações do governo estadual, mostrando que a gestão Aécio-Anastasia lhe destinou ações estratégicas. No Triângulo Mineiro, o motivo é outro. A área de forte votação de Hélio Costa se tornou alvo para os tucanos também batalharem pela preferência do eleitorado, tentando mostrar projetos do estado direcionados ao local. ;É uma região desfavorável para nós no momento;, disse Nárcio.

Estratégia mentirosa


Já o PMDB prefere fazer mistério sobre suas estratégias de campanha. O presidente do partido no estado, deputado federal Antônio Andrade, diz que tudo está mapeado, mas vai deixar a tarefa de elaborar os roteiros para os marqueteiros. Andrade afirmou que Aécio e Lula são grandes cabos eleitorais em Minas, mas que o petista tem hoje maior poder de transferir votos. ;São duas grandes lideranças, mas as pesquisas mostram que Lula é um cabo eleitoral mais forte hoje. Quando se pergunta às pessoas se elas votariam em alguém apoiado por Lula ou Aécio, o Lula sempre tem mais opiniões favoráveis;, disse o dirigente.

De acordo com Andrade, a imagem do presidente Lula será explorada ao máximo. Segundo ele, Lula terá uma presença maior no estado ; foram prometidas no mínimo 10 visitas durante a campanha. ;Como o Aécio vai estar em 100% dos palanques com Anastasia até acho que vai compensar esse percentual;, disse. O peemedebista não quis informar quais cidades ou regiões serão prioritárias, mas adiantou que os locais onde Lula tem maior potencial, como Zona da Mata e as regiões Norte e Jequitinhonha, estarão entre elas. A oposição também avalia que os tucanos têm menos potencial na Zona da Mata, outro motivo para investir na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação