postado em 06/07/2010 16:46
A arrancada da campanha eleitoral da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em Porto Alegre (RS), foi tumultuada nesta terça-feira (6/7). Depois de ser agraciada com a medalha Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa, a ex-ministra participou de um ato político na Esquina Democrática.Acompanharam o evento alguns candidatos, entre eles Tarso Genro (PT), militantes e jornalistas. Após uma série de discursos, Dilma percorreu duas quadras até o Mercado Público. Tamanho foi o empurra-empurra que a candidata, cercada por um cordão de seguranças, mal conseguia caminhar.
Ao chegar ao mercado público, a ministra fez corpo a corpo com integrantes de bancas de verduras e de produtos coloniais. Em razão do tumulto, ela desistiu de almoçar no local, como previa sua agenda.
Dilma fez um discurso direcionado aos gaúchos destacando os projetos sociais do governo Lula. Durante o discurso, o microfone falhou quatro vezes. "Sou ministra do centro do Brasil com a mistura do sul do país", disse a candidata, que teria compromissos pessoais na tarde desta terça-feira.
A medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta condecoração fornecida pelo parlamento gaúcho.