Politica

PT pede aplicação de multa a vice de José Serra por propaganda antecipada no Twitter

postado em 06/07/2010 21:55
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi é a relatora de representação em que o Partido dos Trabalhadores (PT) pede a aplicação de multa ao deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), por propaganda eleitoral antecipada pelo Twitter, na internet, feita neste domingo (4/7).

[SAIBAMAIS]O PT afirma que Índio da Costa utilizou sua página pessoal no Twitter naquela data para ;fazer propaganda irregular na internet;. Segundo o PT, o deputado federal teria respondido a mensagens de usuários no Twitter com dizeres solicitando apoio a José Serra.

O partido lembra que a propaganda eleitoral pela internet também só pode ser feita a partir do dia 6 de julho do ano da eleição, de acordo com a legislação. Afirma a legenda que o Twitter, por ser uma rede social, está inserido nas formas de propaganda pela internet.

;Assim, fica evidente que a propaganda eleitoral irregular combatida objetivou a promoção pessoal do candidato à Presidência da República, José Serra, e de seu candidato a Vice-Presidente na chapa, configurando-se propaganda antecipada, mediante pedido de voto direto à pessoa de José Serra, o que demonstra claramente o descumprimento da lei;, ressalta o PT na representação.

O partido anexou à representação, como provas, impressos da página pessoal de ;ndio da Costa no Twitter, na Internet.

A Lei das Eleições (Lei n; 9.504/97) veda a propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho do ano da eleição. Quem desrespeita essa regra fica sujeito a uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

* Informações do TSE

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação