Politica

Serra e Dilma em duelo verbal

Críticas mútuas dominam o discurso dos dois principais candidatos ao Planalto, que adotaram ontem o estado de São Paulo como palco

Daniela Almeida
postado em 08/07/2010 08:02
São Paulo ; No segundo dia da corrida oficial ao Planalto, os dois principais candidatos partiram para o ataque. Primeiro, José Serra (PSDB), em caminhada pelo centro de Jundiaí, a 60km de São Paulo, disse que a petista é despreparada porque assinou o programa de governo sem ler. A ex-ministra deu o troco, lembrando que o tucano entregou o governo de São Paulo em março em meio a uma crise na Educação. Nos bastidores, Serra comentou com aliados que Dilma é tão ;neófita; que gagueja quando faz discursos, como ocorreu em Porto Alegre, anteontem, no lançamento oficial de sua campanha.

Desde que a coordenação de campanha petista trocou as diretrizes para o programa de governo que haviam sido protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início da semana, os tucanos se aproveitaram. ;Você não assina um programa assim sem dar uma olhada;, disparou Serra.

O tucano chegou a especular que Dilma leu todo o documento, mas inventou a desculpa de não ter lido para retirar os temas controversos do papel. ;Acho que o propósito era entregar aquele mesmo. Não foi entregue outra versão. Foi entregue uma versão trabalhada para tirar os pontos polêmicos e que são autenticamente ideias do PT. A própria Dilma, quando foi ministra, assinou várias dessas propostas para o presidente Lula e está lá encaminhado;, acusou o candidato. O texto original fazia referências, por exemplo, a controle social da mídia e taxação de grandes fortunas, itens tirados do segundo documento.

O discurso de Dilma no centro de São Paulo também foi pautado por ataques ao adversário. ;Não é justo que uma cidade que escolheu um colégio como principal ponto trate os professores desse jeito;, disse, referindo-se ao Pátio do Colégio, marco inicial da cidade de São Paulo.

O outro instrumento de briga dos candidatos é o Bolsa Família. O PT espalha que, se eleito, o tucano acabará com o benefício. Serra garante que vai duplicá-lo e que o programa teve início no governo de Fernando Henrique Cardoso. ;O Bolsa Família tem de atingir tantas famílias quanto necessitarem. Não se trata de duplicar. É ampliar a cobertura a quem precisa de forma sistemática, responsável, e não de forma eleitoral;, disse Dilma.

Sobre o programa de governo assinado sem ler, a candidata disse que Serra faz ;barulho por nada;. ;Não somos perfeitos. Erramos;, justificou a ex-ministra de Lula. Em Jundiaí, Serra teve de enfrentar um protesto de professores. Educadores carregavam uma faixa onde se lia ;Serra mente;. Segundo o professor Anderson Grange, 31, ele preparou o protesto assim que soube da visita do candidato. ;Não deu para chegar perto porque os seguranças dele são violentos;, criticou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação