postado em 12/07/2010 17:43
A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, disse nesta segunda-feira (12), em São José dos Campos (SP), que o Brasil precisa investir mais em educação. De acordo com ela, o país destina atualmente cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) à área, mas seria possível chegar a 7% em quatro anos.;No Brasil se investe R$ 1.114,00 por ano, por aluno. E isso é muito pouco. Temos 30 anos de atraso em relação ao Chile. Para que tivéssemos uma educação de qualidade precisaríamos estar investindo cerca de R$ 2.180,00;, afirmou a candidata durante entrevista coletiva.
Marina ressaltou que isso é um processo que não ;acontece da noite para o dia; e destacou que será necessário adotar uma política para ampliar, progressivamente, os recursos para a educação. ;E não é só uma questão de aumentar os recursos, mas aplicá-los melhor;.
Para ela, a educação poderia ser melhorada investindo-se na qualificação do professor e aumentando-se também seus salários. Outra questão importante, segundo a candidata, é atualizar a grade curricular para que as ;crianças possam ter acesso à informação, organizar essa informação e ter uma visão crítica sobre a sociedade;.
Além de apontar a educação como uma das prioridades de seu governo, Marina afirmou que o país também precisa melhorar a infraestrutura. A crítica da candidata é que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é um programa apenas de gerenciamento de obras.
;O PAC é um sistema de gerenciamento das obras que já existem. [O que precisamos] é ter um projeto, um programa de infraestrutura para o país onde se pense não apenas nas obras que já estão demandadas ou em curso, mas num planejamento estratégico, pensando no crescimento e desenvolvimento do país para os próximos 20, 30 ou 40 anos;.
Na visão de Marina, um dos problemas que traz maior preocupação são os aeroportos, principalmente porque o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Nesta tarde a candidata do PV à presidência visitou as instalações da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em São José dos Campos.