Politica

Mercadante propõe criar conselhos para combater desequilíbrio econômico em São Paulo

postado em 13/07/2010 20:37
O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, propôs nesta terça-feira (13) a instalação de conselhos de desenvolvimento econômico e social em várias regiões administrativas do estado com objetivo de interiorizar o desenvolvimento.

Pela proposta de Mercadante, as lideranças empresariais, as representações regionais, os professores e os pesquisadores pensariam e discutiriam a ;vocação; de cada uma dessas regiões, objetivando ampliar a sua capacidade de desenvolvimento. O candidato petista também defende a desoneração do investimento das empresas que se instalassem nos locais menos desenvolvidos do estado.

Segundo Mercadante, há um grande desequilíbrio econômico em São Paulo, onde 443 municípios paulistas respondem por apenas 5% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Mais da metade desse PIB, de acordo com o candidato, está na Grande São Paulo, incluindo a cidade de Campinas. Só a capital representaria 35% desse total.

Associada a essa proposta dos conselhos, estaria também a ideia de se regionalizar uma parte do orçamento estadual, evitando, segundo Mercadante, que os recursos se destinem para determinados locais somente por terem mais força política.

;O interior está sub-representado e com o esvaziamento demográfico vai perdendo a força;, disse. Segundo ele, será necessário criar uma fonte de financiamento, uma agência de fomento, em substituição ao Banespa (banco estadual adquirido pelo Santander) e pela Nossa Caixa (adquirido pelo Banco do Brasil) para que as diversas regiões administrativas de São Paulo possam se desenvolver economicamente.

Para o transporte público na Grande São Paulo, Mercadante afirmou que a sua proposta é de recuperar o transporte ferroviário, modernizando e ampliando a capacidade atual dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de construir, em quatro anos, mais 30 quilômetros de linhas do metrô paulistano. Segundo ele, isso aliviaria a sobrecarga sobre a Linha Vermelha, que liga, por meio do metrô, a zona leste à oeste da capital, criando uma alça que ligaria a Estação Penha do metrô a uma estação da CPTM.

Na área de habitação, Mercadante defende um ;programa habitacional mais agressivo;, aumentando a parceria com o governo federal por meio do Minha Casa, Minha Vida. O candidato do PT ao governo paulista participou hoje (13) de um almoço promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio, em São Paulo, onde suas propostas foram apresentadas a empresários. No dia 5 de agosto, o convidado será o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação