Politica

Comitê central de campanha de Dilma é inaugurado

postado em 14/07/2010 08:10
; Tiago Pariz
; Alana Rizzo
; Luísa Medeiros

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, inaugurou o comitê central da campanha, no Setor Comercial Sul, em um comício relâmpago recheado de políticos de peso de sua aliança e com poucos militantes, que esperaram mais de uma hora para o início do evento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu não participar do ato e deixar para um ato grandioso sua estreia em comício ao lado de sua pupila.

O evento acabou marcado pela desorganização. Antes do início dos discursos, dois seguranças faziam o filtro de quem poderia entrar no comitê. Um dos ;critérios; era ser conhecido da organização. O tumulto na porta dificultou a passagem de petistas e de aliados. O candidato a distrital Edivaldo Freitas (PMDB) tentou entrar e acabou barrado pelos seguranças. Segundo ele, um dos homens agarrou o pescoço dele no momento que tentava passar pelo afunilado corredor que dava acesso à porta principal do comitê, que é de vidro. Em seguida, o segurança teria jogado Edivaldo contra a porta, que ficou rachada. ;Levei uma gravata do segurança só porque não estou vestindo gravata. Eu sou rodoviário, não uso gravata. Isso é uma palhaçada que a Dilma tá fazendo com a gente. Me barraram e nem perguntaram quem eu era. Não tenho mais candidato a presidente. Estou decepcionado com a Dilma;, esbravejou o candidato.

Com a entrada um pouco mais controlada, o ato teve início com discursos do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e do candidato a vice, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Todos bastante comedidos nas palavras. Coube a Dilma usar a palavra por mais tempo. Sua fala durou exatos 15 minutos e serviu para convocar a militância a se engajar na campanha.

O ato serviu para mostrar o peso político da candidatura. No palanque, desfilaram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), lideranças de todas as legendas que dão apoio formal e informal, além de ministros e dirigentes partidários. ;Estamos inaugurando a casa onde vamos organizar todos os partidos da coligação;, afirmou Dilma em cima do palanque, que depois reuniu-se com parlamentares em jantar promovido por Temer na casa do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE). Ao final do encontro, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou que a primeira aparição pública de Lula ao lado de Dilma na campanha será na sexta-feira em uma caminhada da Praça da Sé até a Candelária, em São Paulo.

Antes da inauguração do comitê, o candidato a governador do Distrito Federal pelo PT, Agnelo Queiroz, realizou uma caminhada com os militantes que deram quórum ao comício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação