Politica

Hélio Costa insinua uso da máquina em Minas

Estado de Minas
postado em 14/07/2010 11:19
Durante passeata relâmpago com aliados no início da tarde de terça-feira, na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, o candidato ao governo de Minas senador Hélio Costa (PMDB) reclamou da dificuldade de ;fazer uma campanha contra o governo, com o candidato sentado na cadeira de governador e com a caneta do governador na mão;. Costa disse, no entanto, acreditar na força da aliança em torno de seu nome para vencer o candidato da situação, Antonio Anastasia (PSDB), na disputa pelo governo estadual.

;Ainda agora eu sou informado de que (para comemorar) o Dia de Minas ; cerimônia que normalmente ocorre em Mariana, para onde o governo é transferido todos os anos, simbolicamente ; está sendo organizado um evento no Centro Administrativo. Os prefeitos de Minas estão sendo convocados a vir participar de um evento;, reclamou Costa, sugerindo haver motivação eleitoral na escolha do local do evento em 16 de julho. ;Este é um ato que poderia estar ocorrendo em Mariana, nunca aconteceu no Palácio da Liberdade. Portanto, não faz sentido ter este ato no Centro Administrativo;, reclamou.

O secretário de Governo de Minas, Danilo de Castro (PSDB), negou haver motivação política no evento de BH e afirmou já ter havido comemorações da data em Belo Horizonte, sem dizer quando. "O Dia de Minas foi sempre celebrado com muita ênfase por todos os governos. Talvez o candidato, por ter ficado tanto tempo afastado de Minas, pode não estar sabendo o que tem acontecido aqui nos últimos tempos", alegou. Segundo Danilo, Anastasia participará de duas solenidades: uma em Mariana e outra na Cidade Administrativa.

Na caminhada de terça-feira, em meio a correligionários, a maioria petista, Costa disse ter compromisso com a questão social, destacando que o candidato a vice-governador em sua chapa, Patrus Ananias (PT), terá papel central na construção de um programa de governo para priorizar as pessoas, com geração de emprego e renda. No entanto, o candidato foi evasivo quando perguntado sobre qual sua proposta para resolver o problema da superlotação do Centro de Internação Provisória (Ceip) Dom Bosco, que recebe adolescentes infratores em Belo Horizonte.

Costa disse apenas que a questão do adolescente precisa ser discutida do ponto de vista técnico e social, e que certamente vai ;estar preocupado com isso na campanha;, sem entrar no mérito da questão. Quando o repórter perguntou ao candidato se ele sabia o que era o Ceip e se tinha conhecimento do problema vivido no centro, Costa disse desconhecer a sigla e reclamou estar sendo vítima de uma pegadinha. Afirmou ter conhecimento apenas do fechamento de um centro de internação de Barbacena, sua cidade natal, e encerrou a entrevista (ouça o diálogo no Portal Uai). Na terça-feira o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 20 anos.

O Ceip Dom Bosco é o principal centro de internação provisória de adolescentes de Minas Gerais. A precariedade da estrutura e a superlotação da unidade são tema de ação civil pública promovida pela Promotoria da Infância e da Juventude de Minas Gerais desde 2007. Atualmente, o processo tramita no Tribunal de Justiça de Minas. O governo mineiro realizou reformas no espaço, o que significou melhoras nas condições de salubridade do espaço, de acordo com o Ministério Público. Mas o problema da superlotação permanece.

;A questão relativa ao adolescente, em Minas, é urgente, sobretudo em relação aos que estão cumprindo medidas socioeducativas. O Ceip tem ocupação acima da média, isso é uma coisa de que todos os candidatos deveriam estar cientes. Bem ou mal, seria interessante que eles fizessem uma proposta para melhorar este quadro;, disse na terça-feira a coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância, Andrea Carelli.

Agenda - Hélio Costa

Ouro Branco
10h15 ; Café com lideranças da Coligação Todos Juntos por Minas
11h ; Caminhada pelo Centro comercial e histórico

Congonhas
13h ; Encontro com lideranças locais e regionais
14h ; Caminhada no centro comercial
15h ; Encontro com o pároco Padre Rocha, na Basílica do Senhor Bom Jesus do Matozinhos

Nova Lima
16h ; Encontro com o prefeito Carlinhos Rodrigues (PT) e outras lideranças locais e regionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação