Politica

Anastasia decide manter estratégia de campanha

postado em 14/07/2010 11:43
O governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição ao Palácio da Liberdade, não vai alterar seu ritmo de campanha em função da intensificação das viagens do adversário, o senador Hélio Costa (PMDB). Os tucanos dizem não estar preocupados com as movimentações do peemedebista, que aumentou a presença no interior, e alegam que, apesar de estarem perdendo nos últimos levantamentos de opinião sobre o pleito, suas pesquisas qualitativas internas dão tranquilidade e mostram situação favorável a Anastasia.

O candidato tucano passou a terça-feira em reuniões internas e tratando da organização de agendas políticas com o secretário de Governo, Danilo de Castro, que deixa a pasta esta semana para coordenar as ações políticas de Anastasia na corrida eleitoral. Nos primeiros dias de campanha, Anastasia foi apenas à Serra da Piedade, na Região Metropolitana de BH. Enquanto isso, Hélio Costa foi a Cataguases, Montes Claros, Curvelo, Vespasiano, Betim e nesta quarta vai a Ouro Branco, Congonhas e Nova Lima. ;Não temos nenhum tipo de preocupação com a campanha do nosso adversário. Traçamos um roteiro, uma estratégia de campanha, e isso está sendo rigorosamente cumprido;, afirmou o secretário. Danilo de Castro lembrou que o tucano esteve em Washington semana passada para assinar convênios com o Banco Mundial, mas disse que nesta quarta ele retoma as visitas políticas.

O grande ato, que vem sendo chamado de arrancada da campanha pelos coordenadores, será no sábado, quando todos os candidatos da coligação, que tem 12 partidos, foram convidados para um encontro e depois uma caminhada no Centro de BH.

De acordo com Danilo de Castro, a reunião é para mostrar aos militantes o que se espera da campanha. ;Queremos uma campanha limpa, transparente, como foi feita a do governador Aécio Neves, uma campanha de projetos, com a diferença que nesta o eleitor já sabe que o nosso lado tem credibilidade, tudo que prometeu fez. E sabe que o nosso programa de governo não é uma peça de ficção, é realmente um documento que foi cumprido item por item. Então, vamos mostrar tudo isso ao eleitor;, afirmou o secretário. No domingo, Anastasia vai a Governador Valadares participar do encerramento de uma exposição agropecuária.

PRB

O PRB em Minas Gerais poderá tanto fazer campanha para o candidato do PSDB ao governo do estado, Antonio Augusto Anastasia, quanto para Hélio Costa, que disputa o cargo pelo PMDB. O lado que o partido vai defender, conforme o deputado federal George Hilton, que assumiu interinamente a presidência do PRB no estado, será o que a Justiça Eleitoral definir. Segundo o parlamentar, a legenda em Minas só não abre mão de apoiar Dilma Rousseff para a Presidência da República.

Em convenção, o PRB, partido do vice-presidente José Alencar, definiu que participaria da coligação encabeçada pelo PSDB para disputa pelo Palácio da Liberdade. No entanto, às vésperas do dia 5, quando se encerrou o prazo para registro das candidaturas, a cúpula nacional do PRB interveio no diretório estadual de Minas Gerais e determinou apoio a Hélio Costa. Tanto PSDB como o PMDB, porém, registraram a participação da legenda nas coligações que encabeçam, deixando para a Justiça a decisão sobre a qual delas o PRB vai pertencer na disputa pelo governo do estado.

Sem constrangimento, George Hilton afirma que não vê problemas em ficar com um ou com outro lado. ;A direção nacional quer o apoio a Hélio Costa, mas, se a Justiça entender que a coligação que vale é a formada com o PSDB, não há por que não apoiar;, diz o parlamentar, que, com a intervenção, assumiu o comando do PRB no lugar de Rogério Colombini.

Hilton só não quer prejuízo para o apoio que o partido no estado dará ao PT no plano federal. Na prática, seria a concretização no PRB do chamado Dilmasia. Na hipótese de a Justiça definir que o PRB deverá fazer parte da coligação encabeçada pelo PSDB, o vice-presidente José Alencar, principal nome do partido, ficaria de fora do programa eleitoral do PMDB em Minas.

Agenda - Antonio Anastasia
Manhã - Pompéu, no Centro-Oeste de Minas
Tarde - Caminhada com o ex-governador Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado, em Ibirité, na Região Central

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação