Politica

Marina e Serra criticam quebra de privacidade dos dados fiscais de Eduardo Jorge

postado em 14/07/2010 18:27
Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) criticaram nesta quarta (14), em São Paulo, a quebra de privacidade dos dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

Os candidatos comentaram a declaração do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, de que vários auditores da Receita teriam acessado dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas, entre os anos de 2005 e 2009.

Serra afirmou que o secretário da Receita ;foi honesto; ao admitir que isso tenha ocorrido, mas defendeu que é necessário ;dar os nomes; das pessoas que tiveram acesso aos dados fiscais de Eduardo Jorge.

;Uma coisa fica caracterizada: foi usado o aparato governamental, a máquina governamental, para espionar gente. E não foi a primeira vez que isso aconteceu;, disse Serra, citando os casos do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que teve o seu sigilo bancário quebrado, e da ex-primeira dama Ruth Cardoso, que teve o sigilo do seu cartão corporativo quebrado.

Perguntada sobre o fato da possibilidade do sigilo fiscal de seu vice, o empresário Guilherme Leal, também ter sido quebrado, a candidata Marina Silva disse ainda não ter conhecimento sobre o fato. Mas ressaltou que, no caso de Eduardo Jorge, é preciso ter respeito à privacidade.

;Espero que o Ministério Público e as autoridades públicas tomem as devidas providências. É por isso que devemos sinalizar, com uma atitude prática, o respeito pelas instituições e pela privacidade que é protegida por lei para cada e qualquer cidadão;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação