postado em 14/07/2010 19:19
Os candidatos à Presidência da República Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) receberam nesta quarta (14), da União Geral dos Trabalhadores (UGT), um documento intitulado O Brasil que nós Queremos que apresenta propostas que a central sindical pretende que seja incluída em seus planos de governo.A candidata do PT, Dilma Rousseff, também foi convidada para participar do evento ocorrido na tarde de hoje em São Paulo, mas quem a representou foi o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Entre as propostas, a UGT pede urgência nas reformas política, tributária, trabalhista e da previdência.
Na reforma política, por exemplo, a central defende que os mandatos pertencem aos partidos e que, portanto, a desfiliação ou a expulsão do mandatário implica na perda do mandato. A central sindical também defende que as eleições para cargos federais (presidente, deputados federais e senadores) sejam realizadas em ano diferente aos das eleições estaduais e municipais (governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores).
Quanto à reforma tributária, a UGT quer o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de impostos sobre produtos da cesta básica. Na reforma previdenciária, a central propõe, entre outras coisas, o fim do fator previdenciário. E na reforma trabalhista, a pretensão é a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
O presidente da UGT, Ricardo Patah, disse que as propostas são ;centradas na condução da solução dos problemas do país, que deverão ser feitas de acordo com o interesse das massas trabalhadoras e na valorização do trabalho e da produção;.
Os candidatos e o deputado assinaram o documento apresentado pela central sindical e se comprometeram a estudá-lo.