Politica

PMDB pressiona para resgatar bloco com PT

Rompimento na Assembleia, oficializado na quinta-feira, irrita Hélio Costa e direção do partido, que decide intervir

Estado de Minas
postado em 16/07/2010 12:04
O apelo feito pelo candidato do PMDB ao governo, Hélio Costa, e pelo presidente do partido aos deputados estaduais não deve anular o rompimento entre peemedebistas e petistas na Assembleia Legislativa. Por decisão da maioria da bancada ; cinco dos oito parlamentares ;, o PMDB oficializou na quinta-feira a dissolução do bloco que formava com PT e PCdoB. A posição irritou o senador e as direções do PT e PMDB. O presidente do PMDB, deputado federal Antônio Andrade, disse que vai se reunir com os deputados semana que vem para resolver o imbróglio, mas o líder da bancada, deputado Vanderlei Miranda, adianta que não vai recuar.

O bloco, criado em outubro de 2009, foi extinto por causa de desentendimentos na formação da chapa entre PT e PMDB que concorre ao governo do estado. Os deputados estaduais queriam uma aliança também para concorrer nas eleições para o Legislativo, mas não foram atendidos pelo PT, que depois abriu espaço para incluir o PRB, do vice-presidente José Alencar. Foi o suficiente para que a maioria dos deputados estaduais, descontente, aprovasse a separação.

Depois da irritação de Hélio Costa, o presidente do PMDB resolveu intervir e telefonou para alguns deputados. ;Isso foi uma coisa do líder e de outros deputados. Vamos fazer uma reunião com a bancada para resolver;, disse Antônio Andrade. O dirigente também contestou a informação do líder Vanderlei Miranda de que os parlamentares estão desobrigados de fazer campanha para o candidato ao Senado na chapa, Fernando Pimentel (PT). ;Não há motivo para dissolver o bloco e vamos apoiar o Pimentel. O partido está compromissado com o PT e vamos retribuir todo o apoio que o PT está dando à nossa candidatura;, afirmou, embora admita não ter poderes para fazer a bancada voltar atrás.

Os únicos deputados que não assinaram o pedido de dissolução do bloco foram Ivair Nogueira, Antônio Júlio e Sávio Souza Cruz. Mas, segundo Vanderlei Miranda, a decisão é definitiva. "Foi uma decisão interna da Assembleia tomada pela maioria dos seus membros de forma democrática. O Antônio Andrade é deputado federal, se tem algum poder é na bancada da Câmara. Não volto atrás porque não sou menino", afirmou.

O candidato ao governo, Hélio Costa, visitou na quinta-feira João Monlevade, Região Central do estado, onde recebeu o título de cidadão honorário da Câmara Municipal, e Governador Valadares, no Leste. Acompanhado do vice na chapa, o ex-ministro Patrus Ananias (PT), o peemedebista prometeu empenho para garantir as obras de duplicação da BR-381, garantidas pelo governo federal e com previsão de início em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação