Politica

Anastasia e Hélio Costa trocam farpas por causa do Dia de Minas

Estado de Minas, Elaine Pereira
postado em 16/07/2010 20:46

O Dia de Minas foi motivo para uma nova troca de farpas entre os candidatos que disputam o governo do estado nesta sexta-feira. O governador Antonio Anastasia, que tenta a reeleição, respondeu às críticas e à ação impetrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) por seu oponente do PMDB, o senador Hélio Costa, contra o suposto uso eleitoreiro da cerimônia na Cidade Administrativa. ;Ele (Hélio Costa) deve estar contra as homenagens de Minas. Falta de um sentimento de mineiridade, que temos de maneira muito forte;, afirmou o tucano, ao ser questionado sobre a ação.

O candidato também disse que a melhor resposta às ironias de Hélio Costa feitas via twitter são suas propostas para o estado. ;Não vou fazer comentários. Os nossos comentários são as nossas propostas de governo, nossos planos, a receptividade que estamos tendo e vou manter a campanha nesse patamar;, disse.

Twitter

Na manhã desta sexta-feira, Hélio Costa fez referência à denúncia feita pelo PSDB na quinta, contra uma pesquisa que teria constatado uma grande diferença nas intenções de voto a favor do peemedebista. O senador afirmou em seu twitter: ;O adversário não gostou dos números da pesquisa que ainda não foi divulgada. Contesta as perguntas. Isto sim... É RISÍVEL.;, afirma.

A coligação que apoia a candidatura de Hélio Costa entrou na quinta com pedido de liminar junto ao TRE-MG, pedindo o cancelamento da cerimônia na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O argumento foi de que não haveria necessidade de mudar o local da cerimônia que, tradicionalmente, é feita em Mariana. O governo de Minas acabou optando por duas solenidades, uma em Mariana e outra na Cidade Administrativa. Na ação por suposto abuso de poder político contra Anastasia e o governo de Minas, a coligação encabeçada pelo PMDB argumentou que, por mais de 30 anos a cerimônia é realizada em Mariana. Classificou ainda a "distribuição maciça" de convites aos prefeitos como assédio e "intenção deliberada de procurar apoio político" dessas autoridades.

O desembargador Brandão Teixeira negou o pedido, argumentando que o evento é tradicional e instituído por lei, não configurando abuso de poder político.

Encontro
A coligação ;Somos Minas Gerais; realiza neste sábado um encontro no ginásio do Mackenzie, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. O evento objetiva intensificar as ações da campanha pela reeleição de Anastasia no estado. De acordo com o candidato, a reunião vai contar com a participação de deputados estaduais e federais, dos ex-governadores Aécio Neves e Itamar Franco, candidatos ao Senado e de outros militantes.

;É uma largada oficial, agora o material de campanha está pronto. Tivemos que aguardar toda a legislação para editá-lo e cumpri de forma correta, então agora nós vamos mesmo começar a colocar a campanha com grande volume nas ruas;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação