Politica

Ao chegar atrasado em um concerto de piano, Serra é recebido com vaias

André Duarte
postado em 17/07/2010 07:00
Caruaru e Gravatá (PE) ; O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), experimentou, pela primeira vez no Nordeste, o peso da desaprovação. O tucano, ao chegar atrasado a um concerto na igreja matriz de Gravatá, cidade do agreste pernambucano, foi recebido com vaias em repúdio à chegada estrepitosa da comitiva tucana. Segundos depois, o público percebeu quem eram os visitantes e transformou as vaias em aplausos.

Mais cedo, ainda em Recife, Serra afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) ;são muito mais parecidos do que parece;. O tucano soltou a improvável comparação durante uma entrevista a uma rádio na capital pernambucana, onde iniciou sua agenda de visitas ao estado.

Serra falava sobre a necessidade de reforma política quando disse que o atual presidente e o antecessor não levaram a proposta adiante nos seus governos. ;O Fernando Henrique achava muito importante a reforma e fez uma comissão. Só que tal deputado, tal setor não gosta. Então ele disse: se eu embarcar nisso vou perder a maioria. E deixou pra depois, e não fez mais. Levei para o Lula uma proposta de eleição distrital também. E você percebe o mesmo olhar do Fernando Henrique;, completou o tucano, que defendeu a ;eleição distrital;.

O ex-governador de São Paulo assegurou que, se eleito, vai fazer a reforma nem que for preciso ;peitar; os descontentes. Horas depois, após uma caminhada pelas ruas do centro de Caruaru, no agreste pernambucano, o tucano garantiu que a comparação não passava de uma brincadeira.

Cafezinho
José Serra, mais uma vez, criticou a adversária Dilma Rousseff (PT) pelo episódio da apreensão de cartazes e livros encomendados pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres que continham seis páginas de um discurso da candidata do PT. ;É mais um capítulo do uso da máquina governamental porque, aparentemente, a candidata não teve condições de andar sozinha. Então (ela) tem sempre que estar apoiada na máquina do governo. Isso não é bom para o processo eleitoral porque o governo é mantido por impostos de todos nós, não para fazer campanha eleitoral, mas para servir a população;.

O candidato do PSDB disse que quer se manter informado pelo seu partido sobre o caso e disse que a postura não o surpreendeu. ;Eu não cobro, nem descobro. Quem faz isso é o partido, mas não me surpreende;. Bastante assediado na visita a Caruaru durante o fim da tarde, Serra conversou com moradores, caminhou pelo setor comercial da cidade, posou para fotos e conversou com comerciantes ao lado do senador e candidato ao governo de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB). Em menos de uma hora, parou três vezes para tomar café em pontos tradicionais do município.

De lá, seguiu para a cidade de Gravatá, onde visitou lojas do polo moveleiro e assistiu um concerto do pianista filipino Victor Asuncion na igreja matriz. Assim que chegou à igreja com a apresentação em andamento, toda a comitiva liderada pelo ex-governador de São Paulo recebeu uma vaia da plateia, que ficou irritada com o barulho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação