Politica

Serra fala em recuperar cultura cacaueira durante caminhada em Itabuna

postado em 17/07/2010 15:55
[SAIBAMAIS]Itabuna (BA) ; Ao longo de uma caminhada de cerca de dois quilômetros sob uma garoa fina, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, cumprimentou os moradores da cidade, localizada no sul da Bahia. Durante o trajeto pela Avenida Cinquentenário, Serra falou da importância de recuperar a produção cacaueira da região, que já foi a maior produtora de cacau do mundo, mas sofreu na década de 1980 com a praga conhecida como vassoura-de-bruxa, uma doença causada por um fungo que ataca os cacaueiros.

;É importante recuperar todo o cacau daqui, para recuperar empregos e a preservação da Mata Atlântica. Vamos enfrentar esta situação para, num prazo de cinco anos, revertê-la. Pois este é o tempo que leva para o (desenvolvimento de uma nova) árvore;, afirmou.

Segundo Jutahy Magallhães, coordenador nacional da campanha de José Serra, a solução do problema passa por ;alongar o financiamento da dívida (dos produtores de cacau) de forma que não atrapalhe novos financiamentos para expansão da lavoura;. Segundo ele, a produção atual da Bahia, que continua sendo o maior estado produtor do Brasil, é um terço do volume produzido antes da contaminação com a vassoura-de-bruxa. Ele disse ainda que a dívida atual do setor é de R$ 800 milhões e que qualquer programa de financiamento vinculado à dívida não resolverá a situação dos produtores.

A caminhada de Serra pela cidade de Itabuna estava marcada para as 10h30, mas o candidato atrasou e se só juntou ao grupo de políticos que o apoia no estado por volta das 12h20, quando o ato político já havia começado. Ainda nesta tarde, Serra irá para Ilhéus onde também está prevista uma caminhada, pelas ruas do bairro Teotônio Vilela, o mais populoso da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação