Politica

Prefeitos mineiros usam carro oficial em campanha

Estado de Minas
postado em 21/07/2010 11:30
Prefeitos e vereadores do interior de Minas Gerais infringiram a legislação eleitoral ao usar veículos públicos municipais para viajar terça-feira a Belo Horizonte e participar do lançamento da campanha do deputado estadual, Marcus Pestana (PSDB), ex-secretário de estado de Saúde, à Câmara dos Deputados. O candidato ao governo do estado Antonio Augusto Anastasia (PSDB) e o ex-governador Aécio Neves (PSDB), que disputa vaga no Senado, também participaram do ato. Ambos chegaram em carros particulares. O evento reuniu cerca de 300 prefeitos, vereadores e lideranças políticas, segundo a assessoria de Pestana, no Altavila Shopping, no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima.

Os veículos foram flagrados pela reportagem do Estado de Minas na ala do estacionamento reservada para automóveis de quem participou do lançamento da candidatura do parlamentar e na rua que dá acesso ao shopping. Os carros pertenciam às prefeituras de São João Nepomuceno e Piau, ambas na Zona da Mata, Paraisópolis (Sul) e Itambé do Mato Dentro (Central). Outros três veículos pertenciam às câmaras de Bela Vista de Minas (Central), Turmalina (Vale do Jequitinhonha) e Congonhas (Central).

Segundo o promotor Edson Resende, coordenador eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, os prefeitos e vereadores podem ser processados por improbidade administrativa, pelo fato de terem usado veículo público para interesse privado. A pena a ser aplicada vai de multa, cujo valor pode oscilar entre três e 10 vezes o salário recebido pelo prefeito ou vereador, e suspensão dos direitos políticos. ;O MP está atento e provas da utilização irregular de bens públicos, comprovados com foto, por exemplo, poderão ser usadas para instalação imediata de procedimento para investigação;, diz o promotor.

A prefeita de São João Nepomuceno, Edmea Moreira Machado (PSDB), disse que o carro precisaria ir até Belo Horizonte de qualquer maneira. ;Tem uma peça para trocar que não existe na minha cidade;, argumentou. Edmea afirmou também que estava na cidade a trabalho, para uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano.

Questionados, um grupo de vereadores confirmou ser de Congonhas. No entanto, ao serem ;informados; que a reportagem havia fotografado um veículo oficial da Câmara da cidade no estacionamento do shopping, disseram não saber do que se tratava, nem conhecer quem utilizou o carro para o lançamento da campanha de Pestana. ;Eu vim em outro carro;, disse o vereador Advar Geraldo Barbosa (PSDB).

Afagos

Foram servidos ainda salgadinhos e doces. Os convidados eram filmados e também tinham como opção fazer fotos, utilizando paletós fornecidos pela organização do ato. As fotos serão usadas na confecção de santinhos. O encontro teve ainda transmissão pela rede de relacionamento Twitter.

Na conversa com os convidados, de cima de um pequeno tablado, Pestana, que ficou sete anos como secretário, durante o governo de Aécio Neves, disse que o período foi o ;mais feliz de sua vida;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação