postado em 22/07/2010 14:19
Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, e o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, anunciaram hoje (22/7) a criação do grupo que irá organizar informações sobre os beneficiários para identificar aqueles que têm direito de participar de outros programas sociais. Para isso, eles assinaram a portaria que institui o Comitê de Gerenciamento Integrado do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.;Vamos identificar as famílias, saber onde moram e se as crianças beneficiárias vão à escola. Se há analfabetos, por exemplo, eles devem ser inseridos em outras políticas;, disse a ministra, que acredita ainda que o comitê melhore ;a fiscalização, o controle e a transparência do BPC;.
Outra tarefa do comitê é criar um plano de ação conjunta dos ministérios que aprimore o atendimento a população, ao levar em conta a diversidade regional de estados e municípios. Serão elaborados relatórios mensais a partir da primeira reunião do grupo, marcada para 2 de agosto.
O BPC é pago a aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. O benefício de um salário mínimo é dado a idosos que não recebem benefícios previdenciários e pessoas com deficiência incapacitadas para o trabalho, cuja renda mensal familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo. Segundo a ministra, ;pesquisas mostram que os beneficiários respondem, muitas vezes, pela renda total das famílias;.