Ao ser perguntado sobre o que pretende fazer de diferente em relação aos presidentes da República anteriores, Serra afirmou que ;não faria loteamentos;. Em seguida, citou o caso da analista da Receita Federal suspeita de violar o sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. ;A Receita Federal cometeu um crime: quebrou sigilo [caso Eduardo Jorge]. Isso depende da gula dos partidos. O PT tem uma gula infinita;, afirmou Serra, no programa.
Porém, Serra negou que torça pelo erro dos adversários políticos. ;Eu sou candidato para governar o Brasil no futuro. Não fico jogando no ;quanto pior melhor;;, afirmou. Depois, o candidato ratificou as críticas sobre o que chamou de ;doença; existente no Brasil. ;No Brasil tem uma doença que é o patrimonialismo.;
Sem citar nomes, mas mencionando o PT e o atual governo, Serra disse que houve um ;loteamento; de cargos públicos que provocou o sucateamento de instituições, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). ;Por exemplo, o governo aparelha as agências. Há uma série de loteamentos. Politizou-se [a relação];, disse. ;A Fundação Nacional de Saúde, que cuida de epidemias, foi posta de joelhos e destruída.;
Antes, o candidato do PSDB elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dizer que ele é o responsável pelo ;governo forte; e que os programas sociais, como o Bolsa Família, são positivos na divulgação da imagem do país no exterior. Prometeu ainda reforçar o Bolsa Família, mas criticou a base aliada no Congresso.
Participaram da entrevista com o candidato os jornalistas Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC; João Bosco Rabello, diretor da Sucursal em Brasília de O Estado de S. Paulo , e Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio Braziliense.
Desde ontem (21) a TV Brasil promove uma rodada de entrevistas com os três principais candidatos à Presidência da República. As entrevistas dos candidatos Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, e Marina Silva, do Partido Verde (PV), foram feitas em dias alternados. A definição da ordem das entrevista ocorreu por sorteio. Amanhã (23) será a vez de Marina Silva. Ontem (21) foi ao ar a entrevista da candidata do PT.