postado em 23/07/2010 14:10
Brasília ; Ao lembrar hoje (23/7) que tem pouco mais de cinco meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, quando deixar o cargo, continuará viajando pelo país e trabalhando para levar ao continente africano e a países da América Latina a experiência que acumulou em política sociais nos dois mandatos como presidente da República.;Vou continuar andando pelo Brasil e sei que estarei governando o país pela cabeça de vocês, estarei trabalhando pelas pernas de vocês e vou continuar viajando, fazendo caravana. Quero passar o que aprendemos aqui com vocês para o continente africano, quero ajudar a América Latina com a experiência acumulada de políticas sociais que fizemos neste país;, disse Lula.
O presidente fez as declarações em discurso no 2; Encontro Nacional da Agricultura Familiar, em Feira de Santana, na Bahia. Durante o evento, Lula conclamou prefeitos e representantes de sindicatos a divulgarem entre os pequenos produtores o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Na avaliação de Lula, embora tenha havido expansão do programa pelo país, ainda há agricultores que não buscam o financiamento do Pronaf por falta de informações sobre o programa.
;Tenho dito aos companheiros que muita gente do Nordeste ainda não vai ao Pronaf porque não sabe [que o programa existe]. É importante que os prefeitos, os sindicatos, as igrejas, que todos nós digamos ao povo que, se ele quiser crédito, sobretudo na agricultura, terá crédito, porque não faltará dinheiro para o pequeno produzir o alimento que nós comemos", afirmou.
Segundo o presidente, o Pronaf vem se expandindo por estados que antes pouco recorriam a seus recursos. ;Quando o governo anunciava o Pronaf, 90% dos recursos eram emprestado para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina porque nos outros lugares não tinha muita organização. Hoje, chego para participar deste encontro e consigo ver o rosto de gente de 19 estados deste país.;
O 2; Encontro Nacional da Agricultura Familiar é um evento organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf).