Politica

Lula mais uma vez ao lado de Dilma

Depois do Rio de Janeiro na semana passada e de Pernambuco, ontem, presidente fará campanha para a petista em Porto Alegre na próxima quinta-feira

Igor Silveira
postado em 24/07/2010 09:15
Pela terceira semana consecutiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar a agenda oficial do governo para em seguida realizar um comício com a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. Desta vez, Lula estará em Porto Alegre (RS), na próxima na quinta-feira, para um evento que vai reunir ainda Tarso Genro, postulante do PT ao governo do estado. Antes de chegar à capital gaúcha, o presidente visita o município de Santa Cruz do Sul.

[SAIBAMAIS]No último dia 16, Lula participou de um comício na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Lá, afirmou que havia uma ;premeditação; para que ele não ajudasse Dilma Rousseff na campanha. ;O que eles querem é me inibir para eu fingir que não conheço a companheira Dilma. Eu não sou um homem de duas caras. Eu passo perto dela e digo a vocês: é a minha companheira Dilma, que foi ministra-chefe da Casa Civil e que está preparada para presidir o Brasil;, disse.

Ontem, a coordenação da campanha de Dilma tirou vantagem, novamente, da agenda do presidente. Os dois estiveram em Garanhuns, cidade natal de Lula, reunidos com prefeitos e lideranças da região. Mais cedo, o presidente foi a Caetés, a 20km de Garanhuns, para o lançamento nacional do programa Um Computador por Aluno (Prouca).

Bahia
Na manhã de ontem, o presidente esteve em Feira de Santana, na Bahia, para a abertura do 2; Encontro Nacional de Agricultura Familiar. Durante o discurso para a diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Lula rebateu as críticas sobre o deficit de R$ 2,77 bilhões da Previdência Social em junho, 7,4% maior do que em maio. De acordo com o presidente, é melhor que essa dívida exista do que um cidadão morrer de fome. ;Até o fim do meu mandato, vamos ter cerca de 14,5 milhões de trabalhadores registrados com carteira assinada no Brasil;, lembrou em seguida.

Também na Bahia, Lula falou, em clima de despedida da Presidência da República, que pretende retomar as caranavas pelo interior do Brasil, como costumava fazer antes de se eleger em 2002. Mais. O presidente ressaltou que deve incluir países da América Latina e da África no roteiro para compartilhar experiências bem-sucedidas de seu governo, como os programas sociais Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

;Vou continuar viajando pelo país e pelo exterior. Nós devemos muito à África. E a América Latina precisa de ajuda para se desenvolver;, destacou Lula para uma plateia de 3,5 mil pessoas, em Feira de Santana.

Para saber mais

Investigação do MP eleitoral
A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, deixou os petistas em estado de alerta ao abrir um procedimento, no último dia 15, para investigar o suposto uso da máquina pública para fins eleitorais. A coordenação de campanha de Dilma Rousseff criticou a iniciativa que pode, em casos mais extremos, tirar a candidata da corrida presidencial. O presidente Lula foi o principal alvo de Sandra Cureau. ;A situação agora é outra. Antes era caso de propaganda extemporânea. Agora é caso de abuso de poder político e uso da máquina pública. É uma situação mais grave que a anterior. Eu não me arriscaria em dizer que ele está peitando a Justiça. Se eu fosse ele, ficaria preocupada, porque o TSE já cassou governadores de estados importantes;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação