Politica

Serra agora critica nomeações políticas

Depois de colocar o PT no alvo da campanha presidencial, tucano põe em xeque o loteamento de cargos comissionados nas agências do governo federal

postado em 24/07/2010 09:17
O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, criticou ontem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por lotear órgãos públicos com nomeações políticas, deixando as instituições ineficientes e abertas à corrupção, segundo ele. ;Neste governo, todas as agências foram loteadas. É uma agência de estado, não pode ser de governo;, disse o tucano citando especificamente a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em cruzada para colocar o PT como alvo da campanha presidencial, José Serra reforçou os laços do partido com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e agora coloca em xeque a atuação do partido dentro do governo federal. ;O patrimonialismo, que é usar o governo para finalidade própria, atingiu o ponto mais alto da história com o PT, que era o arauto da ética e da moralidade;, disse em discurso a empresários na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

;Isso causa ineficiência descomunal e corrupção;, emendou. Serra estava acompanhado do candidato ao Senado Luiz Henrique da Silveira (PMDB); do candidato ao governo, Raimundo Colombo (DEM); e do ex-senador catarinense Jorge Bornhausen (DEM). Ele lembrou da criação da Agência Nacional da Saúde (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quando era ministro da Saúde.

O presidenciável tucano aproveitou o evento com empresários para defender mudanças na legislação tributária, mas não numa reforma. ;Vamos adotar a tática da guerra. Atacar o inimigo aos poucos. Atuar com a razão, pois nada se resolve como um rolo compressor;, afirmou. José Serra voltou a colocar-se como o candidato da produção. ;O Brasil precisa ser nivelado por cima. É o país que tem a menor taxa de investimento governamental e vem pecando pela falta de prioridade de investimentos, mostrando-se incapaz de trazer os setores público e privado para o desenvolvimento de sua estrutura;, afirmou. O tucano voltou a rejeitar ser favorável a privatizações. Durante caminhada no Mercado Municipal de Florianópolis, Serra quase foi atingido por um ovo lançado por um manifestante que acabou preso pela Polícia. Ontem, o diretório do PSDB na Bahia e Serra foram multados em R$ 7,5 mil e R$ 5 mil, respectivamente, por propaganda eleitoral antecipada nas inserções do partido veiculadas em 21 e 28 de maio.

Novo programa de governo de Marina
A candidata Marina Silva (PV) lançará na próxima terça-feira uma nova versão de seu programa de governo. O documento vai detalhar a proposta apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral. ;É um aprimoramento feito a partir das contribuições recebidas tanto de especialistas quanto de pessoas comuns`, disse o coordenador da campanha, João Paulo Capobianco. As alterações foram sugeridas por internautas e especialistas que apoiam sua campanha. O plano de governo é coordenado pelo economista Paulo Sandrini. Em seu microblog, Marina voltou a criticar os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) por terem cancelado participação em debate organizado por quatro portais de internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação