postado em 25/07/2010 17:18
São Paulo ; A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje (25/7) que pretende usar agentes sociais e de saúde em um novo programa federal para garantia de renda mínima. Segundo ela, o programa teria ênfase na capacitação da população e não necessitaria de contratações para ser posto em prática.;Vamos mobilizar cerca de 300 mil a 350 mil agentes sociais;, afirmou a candidata. ;Vamos ter pessoas trabalhando para que a população saia dessa dependência pura e simples dos programas sociais. Isso sem a necessidade de contratação, só treinando quem já trabalha em outros programas.;
A candidata afirmou que experiências de aproveitamento de servidores de várias áreas em novos programas já se mostraram bem-sucedidas quando ela era ministra do Meio Ambiente. Segundo ela, agentes sociais fizeram parte da equipe de uma política antidesmatamento.
Os novos projetos deverão estar no programa de governo da candidata, que será entregue terça-feira (27) à Justiça Eleitoral. Do programa, constarão detalhes de mudanças no modelo de desenvolvimento do país propostas pela candidata.
O plano terá como prioridade a educação. Porém, trará também detalhes sobre propostas para infraestrutura e segurança pública. Sobre a segurança, inclusive, Marina defendeu uma reforma do sistema vigente no país. Para ela, é preciso criar um piso salarial para os policiais e integrar melhor o trabalho das policias Militar e Civil.
;A segurança é um espécie de Frankenstein;, afirmou Marina, em entrevista à imprensa. ;A Polícia Civil cuida da investigação; a Polícia Militar, do policiamento fardado; e elas não conseguem fechar o ciclo da repressão, investigação e prevenção.;