Politica

Datafolha: Dilma e Serra aparecem com empate técnico

postado em 26/07/2010 13:54
Brasília ; A candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra, aparecem com empate técnico no último levantamento do Instituto de Pesquisas Datafolha, divulgado hoje (26/7), no site da instituição. Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e José Serra, com 36%.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar, com 10%. O índice é um ponto percentual acima da pesquisa anterior, feita há 20 dias. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Eymael (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Os outros candidatos não alcançam esse percentual.

Entre os entrevistados, 10% declararam estar indecisos e 4% pretendem anular o voto ou votar em branco.

A pesquisa mostra, ainda, que entre as mulheres, Serra teve uma queda de sete pontos. Além disso, Dilma Rousseff perdeu cinco pontos na Região Nordeste, mas cresceu seis pontos entre os que tem renda familiar mensal entre 5 e dez salários mínimos.

Na análise dos estados, a pesquisa mostra que Dilma Rousseff teve melhor desempenho na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Distrito Federal. Serra lidera em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em Minas Gerais, a disputa está equilibrada: Serra tem 38% e Dilma 35%. Nas capitais, Serra aparece na frente em Curitiba (47%), Porto Alegre (42%) e Belo Horizonte (39%). Dilma aparece em primeiro em Recife (41%) e em Salvador (40%).

Entre os candidatos que declararam sua opção de voto, 69% se classificam como ;totalmente decidido; e 27% admitem que ainda podem mudar a escolha. Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 78% disseram estar totalmente decididos. Entre os de Serra o índice fica em 67%. Dos eleitores de Marina Silva, 38% admitem que podem mudar o voto.

Dilma Rousseff também lidera a expectativa de vitória. A maior parte (41%) acredita que a candidata petista será a vencedora das eleições, enquanto 30% acham que o vitorioso será José Serra.

A previsão de empate técnico continua num possível segundo turno. Dilma Rousseff teria 46% dos votos e José Serra, 45%. Além disso, 5% dos entrevistados votariam branco ou nulo e mais 5% estariam indecisos.

Entre os eleitores de Marina Silva, 39% escolheriam Dilma em um eventual segundo turno e 41% optariam por Serra. Entre esses eleitores, 15% votariam em branco ou anulariam o voto, caso a disputa ficasse apenas entre PT e PSDB.

A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 em todo o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação