Politica

Serra sugere que investimentos em trem-bala deveriam ser revistos e aplicados em outros projetos

postado em 27/07/2010 21:13
Crítico do projeto do trem-bala que fará a ligação ferroviária entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, com conclusão das obras prevista para 2016, o candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra, sugeriu nesta terça-feira (27), que o dinheiro do empreendimento seja usado em outras obras de transporte. As críticas de Serra ocorreram durante visita a Palmas, capital do Tocantins.

Serra afirmou que os investimentos no trem de alta velocidade - cujo cálculo é de R$ 19 bilhões para o consórcio vencedor por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) - poderiam ser aplicados na conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul, na construção das rodovias Transnordestina, Campinas-São Paulo e até em 300 quilômetros de metrô nas principais capitais brasileiras.

O candidato disse que o assunto deve ser tema frequente dos debates que quer participar durante a campanha eleitoral. Para ele, o custo estimado do projeto do trem-bala é superior ao divulgado. De acordo com Serra, não há número suficiente de passageiros para sustentar a continuidade do projeto.

Por cerca de uma hora e meia, o candidato fez uma caminhada na principal avenida de Palmas, cumprimentou as pessoas, parou para conversar com comerciantes e foi acompanhado por políticos da coligação que o apoia. O candidato do PSDB não comentou sobre a quarta multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em R$ 10 mil, por propaganda antecipada.

Amanhã (28) Serra irá a Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, onde fará uma caminhada pelo centro da cidade. Depois segue para Patos de Minas, também no interior mineiro, onde faz outra caminhada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação