postado em 28/07/2010 08:48
Com a aproximação do início da propaganda eleitoral gratuita, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, intensificou sua agenda de gravações ao seu programa. Pelo menos dois dias por semana, ela se dedica a visitar um local identificado com ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a equipe do jornalista João Santana, responsável pelo marketing da campanha, para coletar cenas.Uma das propostas do programa de Dilma é apresentar personagens que se beneficiaram dos programas de governo. Contar suas histórias sempre com a petista ao lado, numa espécie de entrevistadora. A última parada foi em Pernambuco, onde passou por Ipojuca, Igarassú e Cabo de Santo Agostinho.
Na visita a Ipojuca, ela gravou numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por volta das 9h. No local, aproveitou para conversar e tirar fotos com pacientes. Até autografou o braço engessado de um menino que era atendido no local. Fez, ainda, tomadas numa escola técnica do município. Visitou o estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria Abreu e Lima e o Instituto Federal Tecnológico. A candidata petista afirmou ainda que pretende fazer imagens nas obras de transposição do Rio São Francisco e em cidades produtoras de tecido e vestuário no interior de Pernambuco.
Reservado em seu trabalho, Santana mostrou para poucos como está ficando o programa. Quem viu diz que a estética é colorida e cinematográfica. Ele tem à disposição três câmeras de alta tecnologia, usadas em cinema. Na eleição de Lula, em 2006, Santana tinha apenas uma dessas filmadoras. Ele, por exemplo, fez tomadas de pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ), a Avenida Paulista e a Ponte Estaiada, em São Paulo. O cenário do programa já testado a apresenta em uma espécie de escritório, com livros atrás e uma flor branca em sua mesa. Há até cenas de um rapaz correndo por uma praia carregando uma bandeira do Brasil.
Entreatos
Desde o período de pré-campanha, Santana tem armazenado imagens para usar na propaganda eleitoral. No comício no Rio de Janeiro, marcado pela estreia oficial de Lula como cabo eleitoral de Dilma, ele escalou sete funcionários para não perder nenhum momento do ato. Foi o maior número de equipes deslocadas nesse período.
Essas andanças de Dilma em agenda oculta reservada à publicidade da campanha já a levaram a gravar cenas sobre agricultura familiar em Padre Bernardo (GO), a visitar o encontro das águas no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e a fazer caminhada às 6h em Brasília. No início desta semana, passou por Luziânia e Cristalina, em Goiás.
Esse é um dos debates mais desqualificados da história das campanhas eleitorais desde a redemocratização;
Dilma Rousseff, em referência à polêmica com o vice de José Serra.
O número
6h
Horário em que Dilma fez caminhada no DF para gravar imagens
Críticas que se repetem
Em entrevista em Pernambuco depois de coletar imagens ao seu programa eleitoral, a petista Dilma Rousseff voltou a afirmar que se recusa a baixar o nível da campanha para atender aos anseios de seu principal adversário, o candidato tucano José Serra.
Antes de visitar o estado, Dilma afirmou que o concorrente do PSDB usa o vice, Índio da Costa (DEM-RJ), para atacá-la. ;Por isso não vou responder ao vice, vou responder ao ex-governador José Serra;, disse. ;É lamentável que a eleição tenha descido a esse nível por parte do meu adversário;, afirmou, em entrevista à Rádio Difusora Mossoró, do Rio Grande do Norte.
Dilma afirmou que a estratégia de Serra deve-se ao mau desempenho nas pesquisas. ;Esse é um dos debates mais desqualificados de toda a história das campanhas eleitorais desde a redemocratização;, sustentou, em referência ao fato de Índio da Costa ter feito relação entre o PT e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A candidata do PT participa hoje de caminhada e congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Natal. (TP)