Politica

Marina Silva defende maior participação das mulheres no Congresso Nacional

postado em 31/07/2010 19:24
Diadema (SP) ; A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu hoje (31/7) a ampliação da participação feminina no Legislativo. Marina ressaltou que, apesar de as mulheres representarem a metade da população brasileira, elas ainda têm uma inexpressiva presença no Congresso Nacional.

A candidata destacou que, dos 513 deputados federais, apenas 33 são de sexo feminino. Ela cumpriu agenda à tarde em Diadema, onde participou do lançamento da candidatura da ex-presidente do PV Regina Gonçalves a deputada estadual.

No discurso, Marina Silva disse que viveu hoje a mais forte emoção de sua campanha, ao visitar pela manhã, em Recife, a comunidade Coque. Na localidade, funciona uma escola popular onde as crianças são alfabetizadas, participam de oficinas de arte e dança e recebem até noções da Constituição. Ela disse que se surpreendeu quando um aluno leu o Artigo 225, que trata do meio ambiente.

;Isso que eles estão fazendo mostra que as pessoas voltaram a se encantar com a política, mas eles é que me reencantaram, me arrebataram novamente para a política.;

A candidata disse que o Brasil precisa avançar na área de educação para que, futuramente, as crianças e adolescentes cujas mães hoje recebem o Bolsa Família não dependam mais do benefício.

Marina lamentou que, em pleno século 21, ainda existam 15 milhões de jovens analfabetos no país. Para ela, o problema não se restringe às regiões Norte e Nordeste, mas também atinge grandes centros de desenvolvimento econômico, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Além de mudanças no ensino, ela voltou a defender melhorias nas áreas de saúde, como ações para reduzir filas no Sistema Único de Saúde (SUS), e de segurança pública, como o aumento salarial para policiais.

Ao final do discurso, e sem mencionar a pesquisa Ibope divulgada ontem (30/7), a candidata disse que, independentemente dos resultados, trabalhará com empenho. ;Se subir um ponto, vou trabalhar duas vezes e, se cair um ponto, vou trabalhar três vezes.;

No levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Marina Silva aparece em terceiro lugar na disputa presidencial, com 7% das intenções de voto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação