postado em 03/08/2010 18:22
Para mobilizar a participação política das mulheres nas eleições deste ano, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) lançou hoje (3/8) spots radiofônicos com temas que têm como objetivo estimular a sociedade a debater os direitos das mulheres e sua participação na política nacional.De acordo com a consultora de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher do Cfemea, Ana Cláudia Pereira, a campanha intitulada Pela Política na Lei, Pela Política na Vida será veiculada em rádios públicas durante o período eleitoral. ;A mensagem que a gente quer passar é que a política está presente no nosso cotidiano;.
A intenção da Cfemea, segundo a consultora, é que as pessoas fiquem atentas às plataformas das candidatas e a temas que tratam de questões relacionadas às mulheres. ;A ideia também é divulgar a nova Lei Eleitoral que obriga os partidos a preencher 30% das vagas com pessoas do sexo minoritário, ou seja, as mulheres;, afirmou Ana Cláudia.
No entanto, das 130 coligações e partidos que inscreveram candidatos para concorrer à Câmara dos Deputados, 103 registraram menos de 30% de mulheres. De acordo com Ana Cláudia, a Cfemea está estudando quais medidas serão adotadas para tentar pressionar os partidos a cumprirem a lei.
;Vamos exigir que pelo menos os tribunais se pronunciem sobre isso. A aprovação da lei demandou muito esforço da sociedade, mas não existe interesse dos partidos, não querem investir, colocar recursos. Quando não tem cumprimento, a lei não tem sentido de existir;, disse.