Brasília - A pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira (5/8), aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff, dez pontos à frente do candidato tucano, José Serra, na corrida pela Presidência da República. Na pesquisa espontânea, Dilma apresentou 30,4% e Serra 20,2% das intenções de voto.
A candidata do PV, Marina Silva, apareceu em terceiro com 5% das intenções de voto. Entre os dois mil entrevistados, 3,8% responderam que votarão em branco ou nulo e 27,9% disseram que ainda não sabem em quem votar ou não responderam.
O presidende da CNT, Clésio Andrade, avalia que o resultado da pesquisa revela que Dilma Rousseff ficou mais conhecida entre o eleitorado. "Dilma passou a ter identidade própria e musculatura política. Ela tem colhidos os frutos do apoio do presidente Lula", afirmou Andrade.
Na pesquisa estimulada, em que uma lista com os nomes dos presidenciáveis é apresentada, Dilma permanece na frente. A petista alcançou um percentual de 41,6% contra 31,6% do tucano. A candidata Marina Silva alcançou 8,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada.
Segundo turno
A pesquisa também divulgou uma série histórica das intenções de voto para o segundo turno. O resultado das últimas pesquisas (janeiro, maio e agosto) revela um crescimento gradativo de Dilma Rousseff. Em um segundo turno entre a pestista e José Serra, Dilma venceria com 48,3% contra 36,6%. No cenário simulado com a candidata do PV, a petista venceria com 55,7% contra 23,3% dos votos de Marina. Na simulação entre Serra e Marina, o tucano teria 50% contra 27,8%.
Nanicos crescem
Na pesquisa espontânea, os candidatos Zé Maria (PSTU) e Eymael (PSDC) surpreenderam. Com 3% das intenções de voto, Zé Maria chegou perto dos 5% da candidata do PV, Marina Silva. Já o democrata-cristão Eymael obteve 1,5% das intenções. Na estimulada, Zé Maria aparece com 1,9% seguido de Plínio Sampaio com 1,7%.
A pesquisa (n;/2141122010) ouviu pessoas de 136 municípios, entre 31 de julho e 2 de agosto em 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Último levantamento
Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada em maio deste ano apresentou empate técnico entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra, com uma leve vantagem da petista sobre o tucano. A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. Em maio, a candidata Marina Silva apareceu também em terceiro lugar, com 7,3% dos votos.
Com informações da Agência Brasil