Politica

Em pergunta sobre prioridades, presidenciáveis ficam com educação, saúde e segurança

postado em 05/08/2010 23:02
Na primeira rodada de perguntas do debate com os presidenciáveis no canal Bandeirantes, os candidatos começaram respondendo uma pergunta elaborada pelos internautas: entre estes três itens, segurança educação e saúde, escolha um que atacará imediatamente e quais serão as providências concretas nesse sentido.

O primeiro a responder foi o candidato Plínio Sampaio (PSol). O candidato destacou sua participação no debate, como quarto nas pesquisas, e reforçou que atacará a desigualdade colocando os três temas em primeiro lugar.

Marina Silva disse que a educação está na base de tudo, mas que iria escolher a saúde como primeira medida. "A saúde, nós sabemos, é algo que não pode esperar, os brasileiros continuam passando meses ou anos na fila esperando para se atendido", disse Marina que lembrou já ter esperado atendimento durante horas nas filas dos hospitais públicos.

"Saúde, educação e segurança são como três orgãos do corpo humano, indispesaveis", respondeu José Serra, o terceiro a falar. Para o candidato tucano, a segurança deve ter reforço do governo federal no combate ao crime, tarefa que não dever ser mais só estadual. O tucano ainda propõe criar o Ministério da Segurança, que vai sintetizar os esforços. Destacou também que pretende criar mais de 150 centros de saúde. Na educação, a ideia é criar mais centros de ensino profissionalizante.

Já a candidata pelo PT, Dilma Rousseff, disse que vai atender todos os temas prioritariamente em seu governo. "Tem que atender simultaneamente, esses são os três pilares da política pública e eu vou trabalhar a educação dando prioridade para qualidade do ensino, enfrentando problema do professor, pagando bem e dando educação continuada. É importante ter uma visão integrada. Serei a presidenta que vai completar o Sistema Único de Saúde no Brasil", finalizou Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação